SABER APRENDER – A suportar o calor

Cheguei à pousada e eram 22h. Estavam 28ºC. Subi até ao segundo andar na expectativa de chegar ao quarto e ligar o ar condicionado para refrescar o corpo. Abri a porta, entrei, procurei e não encontrei. Durante estes dias, só me restava saber aprender a suportar o calor. Fala-se muito de alterações climáticas, mas só nos apercebemos do que significam quando as sentimos na pele. E se o consumo de energia já estava a aumentar quando havia ainda tempo para fazer alguma coisa pelo aquecimento global, mais aumentará quando for necessário para evitar o colapso do corpo. Mas a emergência climática precisa de um suporte espiritual.

Num pequeno livro sobre “Il sogno (folle) di Francesco” — «O Sonho (louco) de Francisco» —, o físico Luca Fiorani diz que «a ânsia, em vez de nos impulsionar a agir com lucidez, bloqueia-nos na impotência: por vezes, também as situações mais dramáticas enfrentam-se melhor com um sorriso nos lábios.» Diante do calor imenso sentido neste período, e aquele que encontrei quando entre no quarto, se não for o sentido mais elevado das coisas que nos leve a sorrir, como poderemos suportá-las? Fiorani afirma que o «o optimismo cristão está fundado sobre a fé num Deus-Amor. (…) Não podemos pensar que aquele Amor que criou o cosmos, unindo-se intimamente a esse na plenitude dos tempos, o abandone a um destino destrutivo: as sementes do bem — plantadas pelo próprio Deus — acabarão por germinar, florir e dar fruto.» O optimismo diante da adversidade parece-me fazer parte do suporte espiritual necessário para enfrentar a emergência climática.

Numa notícia publicada pela New Scientist (14/Mai, p. 8), vários indianos contam a sua experiência de vida durante a onda de calor. Hemraj é jardineiro no Campus da Universidade Shiv Nadar próxima de Delhi e conta como às duas da tarde, próximo do pico de calor, ele continua no exterior a trabalhar — «Eu não sinto o calor ou o frio. Em vez disso, concentro-me no trabalho.» — Por isso, uns minutos mais tarde, Hemraj começa a notar como as folhas se queimam pelo ardor do Sol, e começa a sentir o solo quente através dos seus sapatos. Bebe muita água. Mantém a sua cabeça coberta e faz intervalos para superar o calor intenso. Ou seja, habituou-se ao calor, enquanto que as pessoas com ar condicionado dificilmente conseguiriam fazê-lo. Neste jardineiro sente-se o optimismo que provém do reconhecimento da necessidade de nos adaptarmos às adversidades. Não se insurge contra o poder político que podia fazer alguma coisa pelas alterações climáticas ou pela melhoria das condições de vida das pessoas. O justo ajusta-se, e muito embora seja debatível, a atitude de nos adaptarmos não é só evolutiva, como é, também, profundamente espiritual.

As alterações climáticas exigem, também, adaptações climáticas. E a fé num Deus criador, e que cria ainda, não pode deixar de se deslumbrar com a emergência daquilo que é novo. As ondas de calor geradas pelas alterações climáticas são uma novidade, mas provêm de um fenómeno natural de natureza antropogénica. A culpa é nossa por muito que isso nos custe reconhecer, mas o modo como adaptamos os estilos de vida está também ao nosso alcance. Quando vejo alguém acelerar sem necessidade e usa uma viatura com um motor de combustão, fico a pensar na insensibilidade que tem relativamente à sustentabilidade do seu estilo de vida. Será que se experimentasse 40ºC durante cinco dias seguidos, não tivesse acesso a ar condicionado, e tomasse consciência de que as suas “aceleradelas” contribuíram para isso, mudaria? Ou será a globalização da indiferença uma realidade antropológica mais forte? Uma indiferença que leva muitas pessoas a viverem o presente, sem qualquer sensibilidade relativamente às repercussões que as suas atitudes podem ter no futuro, leva à necessidade de gerar diferença para superar a indiferença.

A espiritualidade ecológica aumenta a sensibilidade interior que impulsiona muitas das nossas atitudes exteriores. E quando a associamos à educação ecológica, procuramos, com curiosidade, o que podemos fazer para saber aprender a suportar o calor, explorando quais as atitudes que diminuem o impacte das nossas acções sobre o clima.

Pela manhã, quando ar está mais fresco e com uma temperatura menor, abro a janela do quarto da pousada. A brisa suave que entra recorda-me a palavra ”Ruah” que usamos para expressar como o Espírito Santo é sopro. O ar fresco entra porque é mais denso do que o ar aquecido do quarto, fazendo pensar na densidade de sentido e significado que tem quando deixamos Deus actuar dentro de nós e informar as nossas atitudes. E à noite, quando a temperatura do ar desce, faço a mesma experiência de aclimatização do quarto e de pensamento em Deus que é Espírito (Jo 4, 24). Não é este gesto de adaptação climática uma oração?

Para muitos, unir as dimensões humanas (tecnologia, política, acção social, etc.) da sustentabilidade ecológica à dimensão espiritual (que depende da experiência e cultura de cada um) parece ser um “algo a mais”, mas gostaria de sugerir que se retirasse o artigo “a” dessa expressão — é um “algo mais”.

A espiritualidade é um “algo mais” que faz parte da natureza humana. O desenvolvimento tecnológico que nos permite superar as dificuldades da emergência climática e contribuir para alterar os nossos estilos de vida, não está ausente do sentido interior (espiritual) com que fazemos cada coisa. Podemos achar que isso é do foro pessoal, mas nada somos sem os relacionamentos que estabelecemos uns com os outros. Por isso, tudo o que é pessoal é relacional. E cuidar do interior repercute-se no exterior.

Saber aprender a suportar o calor nestes dias tem-me ensinado que o ser humano é feito de ritmos e assemelha-se à água que se adapta à forma do vasilhame que a contém. Quando enrijecemos os nossos comportamentos, quebramos diante da necessidade de nos adaptarmos. Não é necessário. Ao deixar que a dimensão espiritual se desenvolva dentro de nós, é como absorver a pouca água existente, e ao nosso alcance, para que humedeça a terra ressequida interior, de modo a que amoleça, e se adapte melhor às circunstâncias, repensando os estilos de vida.

 

 

Fonte:https://agencia.ecclesia.pt/

Autor: Miguel Oliveira Panão 

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.