Rosto de misericórdia

A misericórdia tem estado no centro dos discursos e gestos do Francisco desde o início do pontificado, cativando pela coerência sempre manifestada, surpreendendo e ultrapassando as fronteiras das comunidades católicas. O Papa argentino quer agora contagiar todos com esta convicção interior, ao convocar um jubileu que recorda à Igreja e ao mundo que ninguém está fora do coração de Deus nem dele pode ser excluído.

Várias têm sido as intervenções contra o que o pontífice denomina por ‘alfândegas da fé’, todo o conjunto de palavras e atitudes que tendem a julgar o próximo, a catalogá-lo, a afastá-lo em vez de ir ao seu encontro. Os católicos são chamados a estar junto de todas as fronteiras, não a levantar novas barreiras.

O Ano Santo, uma iniciativa espiritual, chama à transformação do coração de cada fiel e quer promover uma verdadeira transformação a partir do interior. Esta sabedoria do coração é fundamental num mundo tão martirizado por dramas de todas as espécies.

A desilusão gerada pelo fim de um ciclo, na vida mundial, torna ainda mais pertinente a mensagem de esperança que está contida na fé cristã, uma esperança mais transformadora do que geradora de pessoas acomodadas, à espera do fim dos tempos, indiferentes ao correr dos dias.

Há uma estranha tendência da humanidade de repetir a sua história no que ela tem de pior: assistimos hoje a várias tragédias humanas, mas o olhar crente não pode deixar de ficar impressionado com uma nova ‘fuga para o Egito’, protagonizada por cristãos no Médio Oriente.

Na Europa, são outros os sofrimentos, a falta de sentido, de projetos de vida, de perspetivas de futuro e de valores que o preencha. A todas estas situações, a Igreja é chamada a levar a doutrina que moldou a fé cristã a partir da mensagem e da vida de Jesus Cristo, dando-lhe um rosto de misericórdia.

Octávio Carmo

 

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.