12 de abril de 2015 – 2º Domingo da Páscoa- Domingo da Divina Misericórdia

Na narrativa joanina deste domingo falta um elemento comum a este tipo de narrações: a lentidão do reconhecimento e a dúvida dos apóstolos. Em Luas (Lc 24,37-38), estes pensavam ver um fantasma e Jesus censura-os: «Por que estais perturbados e por que surgem nos vossos corações tais pensamentos?».

Se João não colocou este elemento na primeira parte do texto deste domingo, é porque o reservou para o aplicar na totalidade a Tomé, seguindo um procedimento que lhe é caraterístico.

Deste modo, o apóstolo não é o incrédulo que imaginamos: ele resume e representa o progresso pelo qual todos os discípulos chegaram à fé. Tomé é uma figura tipo. Mesmo a sua exigência de «ver» para «crer» não é repreensível, uma vez que, segundo os evangelistas, Jesus quis, através de «sinais» visíveis e tangíveis, conduzir os homens a descobrir, na fé, o mistério da sua pessoa e da sua vinda à terra.

Quanto muito, podemos reprovar em Tomé a pretensão, que é muitas vezes a da multidão ou dos adversários, de reclamar, de exigir ver sinais em lugar de acolher. Mas compreendendo a afetuosa censura que Jesus lhe faz, ele renuncia à evidência reclamada e acede à fé. Sem tocar para verificar (são desenhos, pinturas, esculturas e filmes pretensamente piedosos que nos mostram Tomé a meter os dedos nas chagas de Cristo e não os textos evangélicos), Tomé pronuncia a mais extraordinária profissão de fé que se encontra em todo o Novo Testamento: «Meu Senhor e meu Deus!».

 

«Os discípulos aferrolharam as portas por medo dos judeus».

Acabou tudo. Não há mais nada a fazer. Aquele em quem tinham depositado toda a esperança, toda a confiança, aquele que esperavam ser o libertador, esse mesmo, como qualquer mortal, caiu por terra. Morreu. É a morte e o medo que ela arrasta que reina.

Quem de nós não teve dias parecidos: a morte de entre querido, a doença crónica, uma situação familiar ou profissional… tudo parece desabar e nos cai em cima.

Desconfiamos, amedrontados aferrolhamos as portas, para que ninguém, nem os de perto nem os de longe, nos tenham acesso, e quantas vezes, nem Deus pretendemos que entre na nossa vida, que já nada mais tem a esperar.

Mas é precisamente aí que entra o Ressuscitado. É quando os apóstolos estão na mão de baixo que Jesus se coloca no meio deles e lhes diz: «A  paz esteja convosco». Não censura a falta de fé, não censura o desespero, apenas liberta, salva, dá a paz.

Renasce a alegria de ver o Senhor. Como calar esta experiência? Pés ao caminho: «Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio». Há muitas vidas metidas em becos dos quais é preciso salvá-las. Temos que partilhar a nossa libertação com os outros. Por maiores que sejam os desafios, por maiores que sejam as dificuldades, temos connosco o Espírito, o dom do Ressuscitado, que em tudo nos fará vitoriosos. Ele nos mostrará a força recriadora do perdão, a vitória do bem sobre o mal.

Sempre que celebramos a Eucaristia, nós encontramos o Senhor e esse encontro é para nós fonte de imensa alegria. Encontramos o Senhor no testemunho dos irmãos, que com a sua presença e participação nos dizem que também na vida deles o Senhor é a paz. Encontramos o Senhor na Palavra, no Pão e no Vinho, Ele mesmo se torna para nós alimento na peregrinação.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.