Papa: Números da fome no mundo devem fazer a sociedade «corar de vergonha»

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Alimentação, recurso que falta a cerca de 800 milhões de pessoas

Foto Agência ECCLESIA / HM

Cidade do Vaticano, 16 out 2018 (Ecclesia) – O Papa salientou esta terça-feira, Dia Mundial da Alimentação, a necessidade de “redobrar esforços” no apoio a milhões de pessoas a quem hoje falta, “em quantidade e qualidade, o alimento necessário”.

Numa mensagem enviada ao diretor-geral da organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, e divulgada hoje pela Santa Sé, Francisco realça que “este não pode ser simplesmente mais um dia” no calendário para “recolher informações ou satisfazer a curiosidade”

“Infelizmente, não cessa de aumentar o número imenso de seres humanos que não têm nada, ou quase nada, para levar à boca”, alerta o Papa argentino, para quem é “urgente” chamar “à responsabilidade todos os atores” que têm o poder de mudar este contexto, e que não se podem deixar cair no “torpor que paralisa e inibe”.

Só assim será possível cumprir com “os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, e passar a mensagem de que “um mundo com Fome Zero é possível”, salienta.

De acordo com os últimos dados da FAO, atualmente cerca de 800 milhões de pessoas sofrem de subnutrição crónica motivada pela falta de uma alimentação adequada.

Números que, para o Papa, devem fazer “corar de vergonha” esta sociedade do “século XXI que, apesar dos “avanços consideráveis nos campos da tecnologia, da ciência, das comunicações e infraestruturas”, ainda não conseguiu obter “idênticos avanços em humanidade e solidariedade”.

“De nós, os pobres esperam uma ajuda eficaz que os tire da sua prostração, e não meros propósitos ou convénios que, depois de estudar detalhadamente as causas da sua miséria, tenham como único resultado a celebração de eventos solenes, compromissos que nunca se concretizam ou vistosas publicações destinadas a engrossar os catálogos das bibliotecas”, frisa Francisco.

O Papa argentino desafia os países e organismos internacionais a irem “mais longe”, na implementação de “políticas de cooperação no desenvolvimento”, no respeito pelos recursos naturais, na distribuição equitativa dos alimentos, no combate ao desperdício e ainda no empenho pela pacificação do mundo, que está na base de todos os problemas.

“Precisamos de silenciar as armas e o seu pernicioso comércio, para escutar a voz daqueles que choram desesperados por se sentir abandonados à margem da vida e do progresso.”, refere Francisco, que destaca depois a responsabilidade que cabe também à Igreja Católica, e a todas as suas estruturas.

De continuar “diariamente” a lutar “no mundo inteiro contra a fome e a subnutrição, de múltiplas formas e através das suas variadas estruturas e associações, lembrando que aqueles que sofrem a miséria não são diferentes de nós”, que eles “têm a mesma carne e sangue que nós”.

“Que ninguém seja deixado para trás e que, no nosso mundo, a fraternidade tenha direito de cidadania e seja algo mais que um slogan sugestivo, sem consistência real”, exorta o Papa Francisco, neste Dia da Alimentação.

JCP

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.