Odiar o erro, amar a pessoa que erra

Existe uma quantidade enorme de comportamentos que nos provocam revolta, acabando por nos fazer atacar as pessoas que os têm. Ora, uma pessoa é mais, muito mais, do que as suas circunstâncias ou as suas escolhas.

É difícil distinguir estes dois planos, é mais simples confundir tudo e disparar em todas as direções, esperando que o erro desapareça. E se a pessoa for atingida não se considera haver problema algum, pois que se trata de um castigo justo, uma espécie de amargo remédio que fará muito bem.

O avaliador pode ser o maior problema da avaliação. Será que estou a ver as coisas como elas são? Será que não estou a considerar apenas a superfície da questão? Estarei eu a olhar o assunto a partir da melhor perspetiva? Quantas vezes a falha que vejo nos outros é apenas uma projeção de uma frustração minha?

O desprezo por alguém é um ataque à dignidade de quem assim se julga capaz de julgar os demais. Quantos dos que se julgam acima dos outros perdoam tudo a si mesmos?

Quem pratica o mal julga que isso é o melhor. Dentro de si, vê-se como estando a fazer o bem.

É essencial que nos amemos uns aos outros, mais ainda quando há enganos a resolver. Afinal, nunca precisamos tanto de amor como quando vivemos no erro.

Os pequenos culpam sempre os outros dos seus erros. Os grandes compreendem que os próprios erros são apenas seus e precisam de quem lhes garanta que não perderam o valor.

Importa aceitar que podemos receber grandes e boas lições das pessoas que julgamos não serem dignas de nos ensinar nada… Os erros têm a virtude de poderem ser mestres de virtude, para quem os comete e para todos os que quiserem aprender com eles, mesmo não sendo seus. Sem nunca se deve aceitar o erro como bom.

Fazer uma pessoa sofrer, atacá-la pelos seus erros ou julgá-la é um erro.

Amar alguém é sempre certo.

 

Fonte:http://www.agencia.ecclesia.pt

Autor: José Luís Nunes Martins 

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.