epa03622358 The new Pope, Francis I waves from a balcony of St. Peter's Basilica after he was elected by fellow cardinals following a two day conclave 13 March 2013. Cardinal Jorge Mario Bergoglio is the first pope from the Americas and the first from outside Europe in over a thousand years EPA/VALDRIN XHEMAJ

OBRIGADO, PAPA FRANCISCO

Nota da Conferência Episcopal Portuguesa

A Conferência Episcopal Portuguesa saúda com alegria e agradece vivamente o ministério pastoral que o Papa Francisco foi chamado a exercer como Bispo de Roma e Pastor da Igreja Universal ao longo destes dez anos.

As suas primeiras palavras após a eleição, recebidas pelos bispos portugueses quando se preparavam em Santarém para celebrar os 25 anos de episcopado de D. Manuel Pelino, ficam gravadas como indicação do que deve ser a Igreja: “Vós sabeis que o dever do Conclave era dar um Bispo a Roma. Parece que os meus irmãos Cardeais tenham ido buscá-lo quase ao fim do mundo. Eis-me aqui! Agradeço-vos o acolhimento: a comunidade diocesana de Roma tem o seu Bispo… Agora iniciamos este caminho, Bispo e povo… este caminho da Igreja de Roma, que é aquela que preside a todas as Igrejas na caridade. Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós. Rezemos sempre uns pelos outros. Rezemos por todo o mundo, para que haja uma grande fraternidade”.

Agradecemos ao Papa todo o intenso magistério que nos legou até hoje, a começar pela programática exortação apostólica “A Alegria do Evangelho” sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. Outras exortações e encíclicas se seguiriam sobre a luz da fé, o amor na família, a santidade no mundo atual, os jovens, o cuidado da casa comum e a fraternidade. Sem esquecer as catequeses temáticas ao longo destes dez anos e inúmeras homilias, mensagens e cartas. Um fecundo magistério sempre em vista da renovação da Igreja, para que retome com vigor a sua essencial dimensão sinodal e missionária.

Agradecemos ao Papa Francisco a redobrada atenção aos mais pobres, sinalizada com a celebração anual do Dia Mundial dos Pobres, a constante luta contra os abusos sexuais de menores e adultos vulneráveis na Igreja, convocando toda a Igreja para a tolerância zero, o cuidado pelos mais descartáveis, as suas viagens apostólicas sobretudo a países da periferia, o seu empenho contínuo pelo efetivo diálogo ecuménico e inter-religioso, o seu apelo e compromisso pela paz e justiça no mundo e tantas outras atitudes e gestos apontando para que a Igreja de Jesus Cristo seja autenticamente inclusiva, aberta e “em saída”.

Agradecemos ao Papa Francisco a sua presença entre nós em 2017 como peregrino da paz no Centenário das Aparições em Fátima e contamos com ele em agosto próximo para a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa.

Rezamos pelo Papa Francisco, para que Deus continue a abençoá-lo com os seus dons e o fortaleça no serviço à comunhão e missão da Igreja.

Lisboa, 13 de março de 2013

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.