NOVO ANO, VIDA NOVA

Se um novo ano é um renovado incentivo de vida nova para cada pessoa e para a sociedade, é-o também, a esta luz, para as comunidades cristãs, e, por isso, igualmente para a nossa comunidade.

Desde do início da minha missão de pároco nesta paróquia, que tenho vindo a privilegiar a participação de todos os membros da comunidade na ação eclesial que a todos diz respeito.

“Católico Praticante” é não só quem não descura a Eucaristia dominical, como também aquela pessoa que se interessa pela missão evangelizadora da Igreja, visibilizada localmente na sua comunidade paroquial, interessando-se por ela e, participando, à sua medida e de acordo com o respetivo carisma, nas suas necessidades e iniciativas.

Já, felizmente, alguns fiéis participam e também outros têm vindo a participar em diferentes setores da comunidade. Mas o pároco sente necessidade de diversificar estas participações e, mesmo, renová-las. É com esta intenção que propõe aos fiéis as seguintes necessidades para que, do seu tempo, encontrem também tempo para o exercício de alguma destas formas voluntárias de participação, dando assim rosto mais atento e ativo à missão da Igreja no nosso meio:

Área da Pastoral Litúrgica

– Acólitos (crianças e adolescentes frequentando a catequese, e também rapazes e homens praticantes).

– Equipa de acolhimento à comunidade durante os atos litúrgicos (pessoas para o acolhimento, e para apoio às crianças durante as celebrações).

– Candidatos a novos leitores

– Candidatos a cantores

– Organistas

Área da Pastoral Profética

– Candidatos a auxiliares de catequese

– Candidatos a catequistas da Infância e Adolescência

Área da Pastoral Social

– Equipas de pessoas para o serviço de visita aos doentes, idosos e sós.

Os fiéis que se sentirem chamados a alguma ou algumas destas formas de participação eclesial, em atitude de serviço humilde e desinteressado, devem dirigir-se ao cartório paroquial manifestando o seu desejo.

Colabore, participando em qualquer destes serviços e seja também sensível aos projetos de Iniciação Cristã de Adultos.