Nota da CEP sobre o anúncio da viagem do Papa Francisco para a JMJ Lisboa 2023

É com grande alegria que a Conferência Episcopal Portuguesa acolhe a informação, transmitida hoje pela Santa Sé, sobre a viagem do Papa Francisco a Portugal para participar na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa: de 2 a 6 de agosto de 2023.

Desde o anúncio da realização da JMJ em Portugal, a 27 de janeiro de 2019 no Panamá, todas as dioceses portuguesas têm vivido a JMJ em encontros de oração, celebração e reflexão, e em inúmeros acontecimentos a nível religioso e cultural. A peregrinação dos Símbolos da Cruz e do Ícone mariano Salus Populi Romani pelas dioceses continua a ser momento agregador de todo este processo de renovação pastoral, particularmente entre os jovens no seu entusiasmo e criatividade. São mais de quatro anos, em grande parte vividos em pandemia, que culminarão na primeira semana de agosto em Lisboa com a presença de centenas de milhares de jovens vindos de todo o mundo, em celebrações presididas pelo Santo Padre.

Desejamos que a presença do Papa Francisco entre nós, e que inclui uma significativa peregrinação ao Santuário de Fátima, seja um forte momento de renovação e graça para a Igreja em Portugal, especialmente para os jovens, chamados por Cristo Vivo a serem autênticos evangelizadores numa Igreja sinodal e sempre em missão.

Lisboa, 22 de maio de 2023

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.