Igreja/Portugal: Papa nomeou D. Joaquim Dionísio e D. Roberto Mariz como bispos auxiliares para a Diocese do Porto

Francisco aceitou ainda renúncia de D. Pio Alves

Cidade do Vaticano, 26 mai 2023 (Ecclesia) – O Papa nomeou hoje dois novos bispos auxiliares para o Porto, D. Joaquim Dionísio e D. Roberto Mariz, aceitando ainda a renúncia de D. Pio Alves, até agora auxiliar da mesma diocese, anunciou o Vaticano.

d. Joaquim Proença Dionísio, de 54 anos, estava ao serviço da Diocese de Lamego, onde era reitor do Santuário de Nossa Senhora da Lapa, pároco de São João Baptista em Quintela da Lapa, de Nossa Senhora das Neves em Granjal e de Nossa Senhora da Conceição em Lamosa –

O bispo auxiliar foi nomeado com o título simbólico de Parténia, diocese histórica na atual Argélia – título anteriormente atribuído a D. Jacques Gaillot, falecido a 12 de abril deste ano.

D. Roberto Mariz, de 49 anos, era até agora ecónomo-tesoureiro da Arquidiocese de Braga e pároco de São José de São Lázaro, sendo nomeado com o título de Vita, antiga diocese na atual Tunísia.

Um auxiliar tem como missão coadjuvar o bispo diocesano nas tarefas apostólicas, sem direito de sucessão; na sua nomeação, é-lhe atribuído o título de uma diocese que existiu no passado.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) reagiu com “alegria” a estas nomeações, com uma nota, enviada à Agência ECCLESIA.

“Que o Senhor abençoe D. Roberto Mariz e D. Joaquim Dionísio no ministério episcopal que são chamados a exercer na Diocese do Porto, em comunhão com o seu bispo diocesano e na proximidade pastoral ao Povo de Deus. Que a sua atividade pastoral nesta diocese e no âmbito da Conferência Episcopal contribua para a renovação da Igreja em Portugal, particularmente neste processo sinodal que estamos a viver em toda Igreja”, escrevem os bispos.

A Diocese do Porto tem como bispo residencial D. Manuel Linda, auxiliado por D. Vitorino Soares.

D. Manuel Linda anuncia que os novos auxiliares serão ordenados bispos nas respetivas Dioceses: D. Joaquim Dionísio, em Lamego, a 16 de julho; e D. Roberto Mariz, em Braga, a 23 de julho.

O Papa aceitou, esta sexta-feira, a renúncia do anterior bispo auxiliar, D. Pio Alves, de 78 anos, ordenado presbítero a 15 de agosto de 1968 na Sé de Braga e nomeado bispo pelo Papa Bento XVI a 18 de fevereiro de 2011, tendo a ordenação episcopal decorrido a 10 de abril desse ano.

Na diocese nortenha, foi administrador apostólico, antes da sucessão de D. Manuel Clemente por D. António Francisco dos Santos, entre julho de 2013 e abril de 2014.

A Diocese do Porto, está situada ao Norte do País ao longo do litoral atlântico e prolonga-se em direção ao interior pela margem esquerda do Rio Ave e Vizela até ao vale do Tâmega (inclusive), sendo limitada a Sul pelo Vale do Rio Douro.

O território, com uma área de 3010 quilómetros quadrados, engloba 26 concelhos, 17 dos quais pertencem ao distrito do Porto, oito ao distrito de Aveiro e um ao distrito de Braga; tem 4 regiões pastorais, 22 vigararias e 477 paróquias, que servem uma população de cerca de dois milhões de pessoas.

OC

Check Also

Os teus pecados estão perdoados

No Sacramento da Reconciliação, pelo poder dado por Cristo aos Apóstolos e seus sucessores, acontecem …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.