Natal: o nosso encontro com Deus

A festa do Natal deve ser, antes de mais, a festa do nosso encontro com Deus, que por nosso amor, se fez criança e veio habitar no meio dos homens. Mas este Deus Menino só será possível encontra-lO, só será possível recebê-lO, se com humildade nos dispusermos a isso.
Olhamos para o Presépio e contemplamos duas personagens – a Virgem Maria e São José, cada qual no seu papel – ambos souberam, com humildade e confiança, aceitar os planos de Deus a seu respeito ainda que não os compreendessem, mas tornou-se assim colaboradores de Deus na obra da Salvação.
Foi através do “Sim” da Virgem Maria, da Imaculada Conceição e da aceitação de São José, que o Deus Menino entrou na História dos homens e veio pedir a colaboração dos homens, para instaurar o seu Reino de Amor e de Paz.
Na História da Salvação, que continua a ser escrita nos nossos dias, a vida é um grande dom de Deus. Devemos aceitar com humildade a missão que Deus nos destinou. A este propósito, dizia o Papa Francisco na sua recente Exortação Apostólica “A Alegria do Evangelho”: “Cada cristão e cada comunidade são chamados a ser instrumentos de Deus” (nº 178).
A nossa Festa de Natal, naquilo que ela possa ter de mais verdadeiro, deve ser justamente o encontro de cada um de nós com o Deus Menino; mas este encontro só será possível se o nosso coração estiver disponível para O acolhermos, sem reservas, e aceitar, com humildade, que Ele nos transforme em mensageiros do Seu amor, da Sua misericórdia junto dos homens, nossos irmãos.
Neste Natal, supliquemos, então, à Virgem Maria e a São José que intercedam por nós para que saibamos acolher o Deus Menino que quer vir habitar e reinar no nosso coração.

Fonte:
Rosário de Maria
Ano 73| nº 775| dezembro de 2017
Adaptado por Frei José Carlos Vaz Lucas, op

Check Also

Oração pelo Santo Padre o Papa Francisco

Uma das orações tradicionalmente usadas pela Igreja Católica em favor do Papa é a Oração …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.