Mensagem Pascal do nosso Pároco

[Informamos os nossos visitantes que já está disponível no nosso site no ( espaço solenidades – link: (Mensagem Pascal do nosso Pároco)]

Aos paroquianos de São Luís e Montenegro

Estamos já a viver a quadra pascal, conquanto nos restem ainda alguns dias até chegarmos ao centro do mistério: o tríduo sagrado. É, como sabemos e sempre se tem enfatizado, o coração do ano litúrgico, para onde converge e donde irradia a realidade da vida: vida que passa, aquela que nos conduz à experiência da morte; Vida que não mais passará, a que irrompe da ressurreição a que somos chamados. Importa, portanto, que uma e outra aconteçam na história de cada cristão, de cada comunidade e, se possível, que contagiem também a face do mundo.

Falamos, naturalmente, em linguagem eclesial, sendo, portanto, a morte, sinónimo de tudo o que desfigura em nós o rosto de Cristo e da igreja, bem como, a vida, a nova condição que com eles nos configura. É esta a páscoa que importa celebrar e testemunhar. Assim foi a de Cristo: levado à morte, dela se libertou pela força do espírito, iniciando-se, a partir daí, um percurso novo na vida dos que se fizeram seus discípulos, isto é, seguidores, agora transformados em apóstolos, ou seja, seus mensageiros.

Esta realidade que aponta para a situação futura, não esquece a condição presente, pois é nela que o mundo novo se constrói. Daí que este tempo seja fecundo em apelos à conversão pessoal e comunitária, no sentido de que se restitua à vida de cada um e ao mundo a intenção primordial do seu autor: viver em harmonia com Deus, com os outros e com a criação. E aqui teremos o eixo fundamental da Páscoa e da quaresma que a prepara. Não se trata, pois, de evocar acontecimentos ocorridos, mas de os experiencializar nos nossos dias, celebrando, na morte de tantas vítimas de situações de violência, ódio, fanatismo, fundamentalismos e radicalismos que diariamente vamos testemunhando, a vitória da vida que brota dos atos de heroísmo de quantos tornam hoje presente o drama da paixão e a glória da ressurreição de Cristo.

Mas, o que constatamos a nível dos grandes acontecimentos mediáticos, tem também a sua expressão no âmbito mais restrito das famílias, dos ambientes profissionais, da vida das pequenas e grandes comunidades cristãs.

E será aí que cada um é chamado a descobrir as situações de vida que importa refazer, para o que a Igreja não deixa de oferecer o seu contributo através dos grandes momentos celebrativos desta quadra, depois do percurso que a todos foi propondo com o tempo da quaresma.

Aqui chegados, importa esperar que vivamos na dinâmica da fé pascal mais este momento que a graça nos confere, partindo dele interiormente renovados e dispostos a uma resposta mais fiel e fecunda aos compromissos a que a vida permanentemente nos desafia.

Votos de santas e festivas celebrações pascais.

O Pároco