Meditação do Papa Francisco: Serviço e gratuidade

«Serviço» e «gratuidade»: eis as duas palavras-chave ao redor das quais o Papa construiu a meditação de hoje. Elas são as características fundamentais que devem acompanhar o cristão «a caminho», disse o Pontífice, ao longo daquela via, daquele «ir» que sempre distingue a vida, «pois um cristão não pode permanecer parado».

O ensinamento provém do Evangelho: ali estão — como evidenciou o trecho de Mateus proposto pela liturgia do dia (10, 7-13) — as indicações de Jesus para os apóstolos que são enviados. Uma missão que, disse o Papa, é também a «dos sucessores dos apóstolos» e de «cada um dos cristãos, se for enviado». Portanto, antes de tudo, «a vida cristã é abrir caminho, sempre. Não permanecer parado». E neste ir, que recomenda o Senhor aos seus? «Curai os enfermos, pregai dizendo que o reino dos céus está próximo, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demónios». Isto é: «uma vida de serviço».

Eis o primeiro dado fundamental evidenciado pelo Pontífice: «A vida cristã consiste em servir». E é muito triste, acrescentou, ver «cristãos que no começo da sua conversão ou da sua consciência de serem cristãos, servem, estão abertos ao serviço, servem o povo de Deus», e depois, ao contrário, «acabam por se servir do povo de Deus. Isto faz muito mal, muito mal ao povo de Deus». Por conseguinte, a vocação do cristão é «servir», nunca «servir-se de».

Prosseguindo a reflexão, Francisco passou para um conceito que, frisou, «vai precisamente ao núcleo da salvação: “Gratuitamente recebestes, gratuitamente dai”. A vida cristã é uma vida de gratuidade». A partir da recomendação de Jesus aos apóstolos enviados compreende-se claramente que «a salvação não se compra; a salvação é-nos dada gratuitamente. Deus salvou-nos, salva-nos grátis. Não nos faz pagar». Trata-se, explicou o Papa, de um princípio «que Deus usou connosco» e que devemos usar «com os outros». E é «um dos aspetos mais bonitos» saber «que o Senhor tem muitos dons para nos conceder» e que ao homem pede uma só coisa: «que o nosso coração se abra». Como na oração do Pai-Nosso, na qual «rezamos, abrimos o coração, para que venha esta gratuidade. Não há relação com Deus fora da gratuidade».

Considerando esta base da vida cristã, o Pontífice evidenciou algumas possibilidades e incompreensões perigosas. Assim, afirmou, «algumas vezes, quando temos necessidade de algo espiritual ou de uma graça, dizemos: “Mas, agora farei jejum, uma penitência, uma novena…”». Tudo isto está bem, mas «fiquemos atentos: isto não é para “pagar” a graça, para “comprar” a graça; isto serve para alargar o teu coração para que chegue a graça». De facto, fique claro: «A Graça é gratuita. Todos os bens de Deus são gratuitos. O problema é que o coração se encolhe, se fecha e não é capaz de receber tanto amor, tanto amor gratuito». Portanto «tudo o que fazemos para obter algo, até uma promessa — “se obtiver isto, farei aquilo” — isto é alargar o coração, não é comercializar com Deus… Não. Com Deus não se negocia». Com Deus vale «só a linguagem do amor, do Pai e da gratuitidade».

E se isto é válido na relação com Deus, vale também para os cristãos — «Gratuitamente recebestes, gratuitamente dai» — e, frisou Francisco, especialmente para os «pastores da Igreja». A graça «não se vende» reiterou, acrescentando: «Faz muito mal quando se encontram pastores que negociam com a graça de Deus: “Farei isto, mas isto custa tanto, aquilo tanto…”. E a graça de Deus permanece lá e a salvação é um negócio». Tudo isto, afirmou com vigor, «não é o Senhor. A graça do Senhor é gratuita e deves concedê-la de graça». Infelizmente, explicou, na vida espiritual existe «sempre o perigo de escorregar no pagamento, sempre, até falando com o Senhor, como se quiséssemos dar uma propina ao Senhor». Mas a relação com o Senhor não pode percorrer «aquele caminho».

Portanto, reiterou o Pontífice, não às dinâmicas deste tipo: «Senhor se tu fizeres isto, dar-te-ei aquilo»; mas, eventualmente, sim a uma promessa a fim de que ela alargue o próprio coração «para receber» o que «é gratuito para nós». E «esta relação de gratuidade com Deus ajudar-nos-á depois a experimentá-la com os outros quer no testemunho cristão quer no serviço cristão e na vida pastoral de quantos são pastores do povo de Deus».

«Abrir caminhos»: assim o Papa, no final da homilia resumiu o seu raciocínio». «A vida cristã — disse — é ir. Pregai, servi, não “vos servis de”. Servi e oferecei grátis o que grátis recebestes». Concluindo: «A nossa vida de santidade seja este alargar o coração, para que a gratuidade de Deus, as graças de Deus que estão nela, gratuitas, que Ele deseja doar, possam chegar ao nosso coração».

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.