Israel/Palestina: Bispos portugueses lançam apelo de paz e associam-se a jornada de oração e jejum

Iniciativa decorre esta terça-feira, a convite do Papa e dos responsáveis católicos da Terra Santa

Lisboa, 16 out 2023 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) lançou hoje um apelo pela paz, associando-se ao apelo lançado pelo Papa e os responsáveis católicos da Terra Santa para a celebração de um dia de jejum e oração, esta terça-feira.

“Respondendo ao veemente convite do cardeal Pierbattista Pizzaballa, patriarca latino de Jerusalém, em nome dos bispos da Terra Santa, a Conferência Episcopal propõe que todas as famílias, paróquias e comunidades religiosas façam um dia de jejum e oração pela paz e reconciliação na terça-feira, 17 de outubro”, indica uma nota dos bispos portugueses, enviada hoje à Agência ECCLESIA.

O apelo precisa que estes momentos de oração “podem ser organizados com a adoração eucarística e a recitação do rosário”.

A CEP recorda os “constantes apelos do Papa Francisco” à paz, “diante das dramáticas situações de guerra, violência e morte em várias partes do mundo, nomeadamente na Ucrânia e, mais recentemente, na Terra Santa”.

O organismo dos bispos católicos em Portugal “apela vivamente a que se façam todos os esforços que conduzam à Paz verdadeira”.

Este domingo, o Papa pediu a libertação de reféns israelitas, pelo Hamas, e a criação de corredores humanitários para ajudar a população de Gaza, na Palestina.

“Irmãos e irmãs, já morreram muitíssimas pessoas. Por favor, que não se derrame mais sangue inocente, nem na Terra Santa nem na Ucrânia ou qualquer outro lugar. Basta!”, declarou.

Francisco convidou “todos os crentes” a unir-se à iniciativa da Igreja na Terra Santa, para fazer desta terça-feira um dia de oração e jejum pela paz.

O exército israelita tem bombardeado Gaza desde que comandos do Hamas mataram mais de 1400 pessoas durante numa incursão em Israel, a 7 de outubro; do lado palestino, estima-se que haja 2750 mortes e mais de 9700 feridos.

OC