Igreja/Sociedade: Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa alerta para regresso de «nacionalismos exacerbados»

D. José Ornelas lamenta desvalorização das conquistas democráticas e teme populismo alimentado por falhas na Justiça

Lisboa, 25 abr 2021 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Ornelas, mostrou-se preocupado com o regresso de “nacionalismos exacerbados” e convidou a valorizar as conquistas democráticas.

“Democracias perfeitas não existem. Quem ainda viveu no tempo da antiga senhora sabe o que isso significa e o que me dói é ver, mesmo gente jovem, com saudades de um tempo em que não viveu”, alerta o bispo de Setúbal, convidado desta semana da entrevista conjunta Ecclesia/Renascença.

Questionado sobre o percurso percorrido desde o 25 de abril de 1974, o responsável realça o aumento da abstenção.

“Eu não entendo que haja pessoas que não votem. Não entendo”, realça, lembrando que o direito a vota é “algo de que tanta gente, milhões e milhões de pessoas nesse mundo, estão à espera”.

D. José Ornelas sublinha a importância de “entender o preço e a preciosidade” da democracia, que implica “aceitar a diversidade”.

O presidente da CEP recorda que, durante a ditadura, existiu um enquadramento “muito ideológico” que valorizar a ideia de luta “pelo império e pela fé”, admitindo que seria de esperar melhor “de gente com mais consciência”.

O responsável evoca figuras “brilhantes” da Igreja Católica, como D. António Ferreira Gomes, bispo do Porto, e D. Manuel Vieira Pinto, bispo de Nampula (Moçambique).

“Graças a Deus, tivemos muitas mentes conscientes”, num movimento de contestação à ditadura que foi “crescendo”, prosseguiu.

A celebração do 25 de abril acontece pelo segundo ano consecutivo num contexto marcado pela pandemia e o presidente da CEP mostra-se preocupado com o aumento das desigualdades sociais e com a lentidão da Justiça, considerando que esta agrava os populismos.

“O pior que pode acontecer a um país é não ter um sistema de Justiça que funcione, porque não há esperança nenhuma”, refere, advertindo para o risco de se querer fazer justiça “na rua”.

O bispo de Setúbal reafirma a sua preocupação com a crise económica no pós-pandemia, que atinge também as instituições católicas, sublinhando que a Covid-19 mostrou que “este mundo a duas velocidades não funciona”.

“Uma sociedade equilibrada e sustentável não pode ter diferenças deste género, e quando pensamos nas grandes fortunas que se fizeram durante a pandemia, com o aumento até dos rendimentos de quem mais ganha, é um contrassenso”, denuncia.

O presidente da CEP elogia o processo de vacinação em curso, e diz que foi o “respeito pela vida” que levou a Igreja Católica a decidir suspender as celebrações comunitárias, sempre em diálogo com as autoridades sanitárias.

“Enfrentamos uma situação perigosa para as pessoas, e, portanto, o respeito pela vida é o fundamental. Para isso, precisamos das autoridades”, acrescenta.

Octávio Carmo (Ecclesia) e Ângela Roque (Renascença)

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.