Deixa de falar e escuta-te

Passamos o tempo a falar dentro de nós, chegando ao ponto de algumas vezes nos cansarmos de tanto ter de nos ouvir. Perguntamos, reclamamos, fantasiamos, distorcemos a realidade, defendemo-nos de tudo. Outras vezes, atacamo-nos como se fossemos os nossos inimigos mais implacáveis. Tudo isto sem que a boca se abra ou os ouvidos escutem o mais pequeno som.

Mas quando somos capazes de parar e nos calar, de fechar os olhos interiores e experimentar uma espécie de deserto íntimo, só aí é que a verdade nos murmura… como se estivesse ali mesmo, desde sempre, à espera de que lhe déssemos atenção.

O nosso íntimo é um território enorme, tão grande que por vezes nos perdemos na floresta viva das nossas ideias.

Não devemos acreditar em tudo o que pensamos. Havemos de morrer com muito mais dúvidas e vazios de saber do que certezas. Com mais enganos do que convicções verdadeiras.

Não deixes que as tuas ideias te distraiam e desviem da vida que podes e deves viver.

Só é feliz quem existe, quem vive para lá das intenções, quem se arrisca a trocar o certo pelo incerto. Quem não se consola com o assim-assim. Há, pois, um tempo para pensar e um tempo para agir. No limite, ou se pensa ou se existe!

Se não conseguires manter o teu pensamento em silêncio, então sonha, que sempre é bem melhor… desde que depois trates de acordar cedo, de sair do conforto da almofada e lutar pelas tuas utopias, pelos caminhos acidentados da vida.

Há quem, à conta de imaginar grandes obras, deixe de cumprir até as suas obrigações mais simples.

Descansa e aguarda com paciência até que consigas escutar o silêncio da brisa que faz brotar a vida no teu íntimo. Abstrai-te de tudo o mais e concentra-te nos sons simples da tua respiração. Do sopro que te chega e daquele que sai de ti.

Não te apresses, que, por mais que demore, valerá a pena.

 

Fonte: https://agencia.ecclesia.pt/

Autor: José Luís Nunes Martins

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.