Igreja do Algarve conclui formação para ministros das exéquias e animadores de celebrações da palavra

A Diocese do Algarve promove amanhã de manhã a segunda parte da ação de formação para ministros das exéquias e para animadores de celebrações da palavra à espera de sacerdote, iniciada em fevereiro deste ano.

A iniciativa, promovida através do Secretariado Diocesano da Liturgia, Música Sacra Novas Igrejas e Espaços Pastorais e que chegou a estar prevista para maio, voltará a ter lugar no Seminário de São José, em Faro.

Com início pelas 10h, a formação será orientada pelo padre Carlos de Aquino, diretor daquele secretariado.

Aos 27 formandos, propostos pelos párocos, têm sido apresentados os seguintes temas: “Do mistério da Igreja aos ministérios na Igreja”, “A Celebração eclesial e o dinamismo da Palavra”, “Ritual da Celebração da Palavra na ausência do Presbítero” e “Ritual da Celebração das Exéquias”.

Em 2006 foi publicado em Portugal o novo Ritual das Exéquias e, em 2010, a Diocese do Algarve promoveu uma formação sobre o tema para os mesmos destinatários.

 

Fonte: https://folhadodomingo.pt

 

Check Also

24 de março de 2024 – Domingo de Ramos na paixão do Senhor – Ano B

A cruz era o instrumento mais cruel e horrível dos suplícios, era a pena capital …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.