2 de novembro de 2017 – Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos

O dia de Fiéis Defuntos é completar da Solenidade de Todos os Santos que ontem celebrávamos.
Os santos são aqueles que, tendo terminado esta vida terrena, já se encontram na bem-aventurança eterna.
Os fiéis defuntos são irmãos nossos que partilharam connosco as aventuras da vida e se encontram às portas da bem-aventura sujeitos ainda à purificação das imperfeições contraídas neste mundo. Eles são queridos de Deus e têm a garantia da entrada no Céu. ao recordá-los com saudade oferecemos atos de piedade em sufrágio da sua alma.
É este dever de caridade e justiça que queremos saldar com as nossas orações e a celebração de hoje.

LITURGIA DOS MORTOS E MISTÉRIO PASCAL
A liturgia cristã pelos defuntos é uma celebração do mistério pascal de Cristo (Liturgia da celebração das Exéquias).
Os santos e os defuntos, todos são chamados à vida, Aqueles já gozam dessa vida em Deus. Os mortos ao recordá-los, acreditamos que graças aos sufrágios da Igreja venham a possuir igualmente a plenitude da vida. Os filhos da Igreja que na vida foram incorporados em Cristo pelo Baptismo , com Ele passem da morte à vida.
É este o sentido dos nossos sufrágios que de um modo especial fazemos neste dia. Que os mortos sejam associados aos santos e eleitos do céu, enquanto o corpo aguarda a ressurreição dos mortos. É esta a nossa fé.
Jesus glorioso é promessa de vida. O destino do homem é a vida, e a procura de Deus é fonte de vida.
Só um coração que procura Deus pela fidelidade e se esforça por evitar o pecado está no caminho da vida. A morte não é uma fatalidade.
O que busca Deus na vida vive com Deus para sempre na morte.

UNIDOS A CRISTO NA VIDA, UNIDOS NA MORTE
Por Cristo e em Cristo o homem que se esforçou por evitar o pecado, viverá para sempre em Deus. O cristão vive hoje em espírito já na eternidade. As exigências que Deus faz e estão muitas vezes mencionadas no Evangelho não são para nos sobrecarregar sem sentido. São fonte de vida: – «Vinde a Mim e Eu vos aliviarei…» «o meu jugo é suave e a minha carga é leve».
Na encarnação fomos associados à vida de Cristo que assumiu a nossa humanidade. Na paixão, morte e ressurreição estamos unidos ao mistério pascal que em Cristo vencedor da morte nos chama à vida, vida com Cristo na graça, vida eterna na glória celeste do céu.
O cristão, unido a Cristo desde o Baptismo, é peregrino da felicidade que a fé nos aponta para além da morte. Ele gozará da bem-aventurança celeste ou, partilhando dos favores da Igreja, é purificado das suas faltas graças aos merecimentos de Cristo e à oração dos fiéis.
Unidos a Cristo vencedor da morte os cristãos vivem a esperança da imortalidade.

SUFRÁGIO PELOS MORTOS
Deus é justo mas misericordioso. Deus é amor, mas toma a sério a vida dos homens. Ele trata-nos com amor misericordioso. A atitude cristã face ao mistério da morte é uma confiança total em Deus que leva à generosidade na prática do melhor bem. Mas nem sempre devido à fraqueza humana se atinge o ideal. Quantas imperfeições diante de Deus no fim da vida!
Daí a necessidade dos sufrágios por aqueles que nos precederam. O sufrágio pelos defuntos é um dever de caridade e de justiça. Porque são nossos irmãos, e nós os podemos ajudar graças aos merecimentos de Jesus Cristo… Porque muitas vezes deles possuímos agora o fruto do seu trabalho, amizade, bens, educação.
O sacrifício Eucarístico, memorial da Páscoa de Cristo, é o meio de sufrágio por excelência. Por ele os vivos e os mortos se encontram mais unidos ao Senhor. Os frutos da liturgia eucarística deste modo se tornam para os defuntos o melhor auxílio espiritual.
É o momento de pensar no valor da santa missa como sufrágio e do interesse para os fiéis em participarem na liturgia pelos defuntos e mandarem celebrar a santa missa pelos mesmos, quer em intenções individuais, quer coletivas.
Deste modo se manifesta e vive o espírito fraterno que deve animar todos os fiéis.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.