A Bíblia traz a mensagem de Deus para as pessoas. Ele tem falado em todas as épocas e de diversas maneiras: através de factos da vida do povo de Deus, por atitudes humanas e, pessoalmente, em Jesus Cristo (Hb 1,1-2).
Deus tem um recado para nós. Ele fala ao coração de cada pessoa usando a linguagem da vida. Deus é revelado pelo testemunho de vida de quem vive na justiça e no amor.
A Bíblia ajuda-nos a refletir sobre os factos da vida (Sl 77 (78), 1-4). Os factos são as palavras que Deus usa para se comunicar connosco.
Para entender bem o recado, é preciso conhecer profundamente a vida. Observando a vida, tornamo-nos capazes de ouvir e responder ao chamamento de Deus (Hb2,1).
Primeiro, Deus fala pela vida do povo. Em seguida, o povo conta e recorda como descobriu Deus na vida. Só depois é que esses factos são escritos, para ajudar a memória e para ensinar aos filhos e netos quem é o Deus da vida.
Quando os factos da vida se tornam texto escrito, não nos podemos esquecer da vida que veio antes do texto. Deus falou primeiro na vida! Ler o texto e esquecer a vida é o mesmo que ler uma receita e esquecer de preparar a comida.
A receita é uma ajuda para preparar a comida que mata a fome. A receita não mata a fome! Do mesmo modo, só a Palavra escrita não revela Deus. Ela precisa ser entendida e praticada hoje (Mt 7,24-25).
-Para que serve ler a Bíblia?
– De que outras formas Deus nos fala hoje?