Encontro do episcopado português vai reunir alguns bispos em Fátima e outros participam nos trabalhos por videoconferência, que termina com a Missa pelas vítimas da pandemia, dia 14, sábado
Lisboa, 08 nov 2020 (Ecclesia) – O secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) afirmou hoje que a Assembleia Plenária vai decorrer em Fátima entre os dias 11 e 13 de novembro, estando alguns bispos presencialmente e outros por videoconferência.
De acordo com um comunicado enviado aos órgãos de comunicação social, a “reflexão sobre os desafios pastorais da atual pandemia à Igreja em Portugal” vai marcar a reunião do episcopado português.
A 199ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa vai decorrer entre os dias 11 e 13 de novembro, na Casa Nossa Senhora das Dores, em Fátima; a sessão de abertura decorre às 11 de quarta-feira e a conclusão dos trabalhos é na sexta-feira às 20h00.
O discurso de abertura do presidente da CEP, D. José Ornelas, vai ser registado em vídeo pela Agência ECCLESIA e enviado aos vários órgãos de comunicação social; no sábado, às 14h30, está prevista a realização de uma conferência de imprensa.
A agenda dos trabalhos da assembleia do episcopado fazem parte a análise de “informações e propostas das Comunicações Episcopais e Delegados da CEP”, as “Diretrizes sobre a Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis na Igreja”, o “estudo sobre o Diaconado Permanente” a “Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023” e a “aprovação do Relatório de Contas 2019 e do Orçamento para 2021”
Após a Assembleia Plenária, no sábado, às 11h00, os bispos de Portugal vão concelebrar uma Missa de sufrágio pelas vítimas da pandemia em Portugal.
PR