Conferência Episcopal: Proibição de circulação causa «muitas dificuldades», mas é «compreensível»

Secretariado Geral da CEP pede às dioceses para adaptar horários de «celebrações vespertinas e outras atividades» durante o estado de emergência

Lisboa, 08 nov 2020 (Ecclesia) – O Secretariado Geral da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) afirmou que a proibição circulação na via pública é “compreensível”, causa “muitas dificuldades” às atividades eclesiais e propõe que cada diocese adapte horários para “celebrações vespertinas e outras atividades”.

O Conselho de Ministros Extraordinário deste sábado aprovou medidas de execução do estado de emergência, declarado pelo presidente da República esta sexta-feira com início no dia 9 de novembro e até ao dia 23, onde se inclui a proibição de circulação em espaços e vias públicas em 121 concelhos, diariamente entre as 23h00 e as 05h00 e ao fim de semana das entre 13h00 às 05h00, de sábado para domingo e de domingo para segunda-feira.

“Esta medida, compreensível na situação de limite a que estamos já a chegar em termos do sistema de saúde, coloca muitas dificuldades às nossas atividades eclesiais, sobretudo nas tardes de sábado e domingo. Até ver se haverá margem de outras intervenções, cada Diocese verá o melhor modo de adaptar as suas celebrações vespertinas e outras atividades para outros horários”, refere o comunicado do Secretariado Geral da CEP.

No documento enviado à Agência ECCLESIA adianta-se o exemplo da Diocese de Setúbal  onde “as missas vespertinas podem ter lugar também nos sábados de manhã”, caso seja “possível e conveniente”.

O Secretariado Geral da CEP lembra os “tempos conturbados” provocados pelo agravamento da pandemia Covid-19 e apela a um “suplemento de fé”.

“Temos necessidade de um suplemento de fé na presença do Senhor entre nós e de uma especial solicitude para com os nossos irmãos e irmãs que estão neste barco do mundo em grande borrasca”, afirma.

No comunicado, a CEP refere que na próxima quarta-feira vai iniciar, em Fátima, a Assembleia Plenária do episcopado, onde “haverá certamente ocasião para abordar em comum estas orientações”.

O Secretariado Geral da Conferência Episcopal lembra também a celebração da Missa pelas vítimas da pandemia em Portugal, marcada para as 11h00 do dia 14 de novembro na Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima.

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou este domingo mais 5.784 novos casos de infeção com o novo coronavirus e morreram 48 pessoas na sequência da Covid-19; desde o início da pandemia, Portugal registou 2.896 óbitos e 179.324 casos de infeção com o novo coronavirus.

PR

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.