Clero das dioceses do sul do país reúne-se no Algarve para refletir sobre a ecologia integral

O clero das dioceses do sul do país reúne-se a partir de hoje no Algarve para refletir sobre a questão ecológica.

Bispos, padres, diáconos das dioceses do Algarve, Beja, Évora e Setúbal irão concentrar-se numa unidade hoteleira de Albufeira até 23 de Janeiro, tendo como pano de fundo o tema “Ecologia integral: o Homem no Centro da Criação”.

A participação do principal colaborador do papa Francisco no campo da ecologia estava prevista para abordar os temas “Direitos Humanos e desenvolvimento integral: o Homem no centro” e “Direitos Humanos e Criação”, mas um imprevisto na sua agenda impede-o de vir.

O cardeal Peter Turkson será substituído pelo subsecretário do mesmo dicastério, o padre franciscano Nicola Riccardi, que abordará hoje e manhã os mesmos temas.

O programa da formação conta ainda com um outro colaborador do papa, que voltará a ser conferencista na formação do clero do sul pelo segundo ano consecutivo. O presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização que também apresentará duas conferências.

D. Rino Fisichella refletirá desta vez sobre as temáticas “Antropologia Cristã e as outras Antropologias, face à Criação” e “A obra da Criação na Liturgia e na Espiritualidade Cristãs”, respetivamente nos dias 21 e 22 de janeiro.

Voltará ainda a ser conferencista na formação do clero do sul o franciscano Martín Carbajo, docente da Pontifícia Universidade Antonianum e da Academia Alfonsiana, em Roma, que já interveio nas jornadas de 2014 e 2017. O conferencista abordará os temas “Laudato Si’ – Propostas para uma nova relação do Homem com a obra da Criação”, no dia 21, e “Laudato Si’ e a Nova Evangelização”, no dia 22.

Será também conferencista da atualização o presidente da associação ambientalista Zero. Francisco Ferreira, que é também professor no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e investigador do Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade, virá refletir no dia 21 sobre a temática “Estaremos à beira do crepúsculo da Humanidade? Entre a realidade e a utopia”.

Formador será também o físico Fernando Carvalho Rodrigues. O cientista abordará, no dia 22, o tema “Que futuro para a Humanidade?”.

O professor José Augusto Martins Ramos, catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, refletirá no mesmo dia sobre o tema “Cuidar de Mundo: Ecologia Integral dos relatos da Criação” e as jornadas de formação serão concluídas no dia 23 com a reflexão do presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, Pedro Vaz Patto, sobre o tema “New Age. Direitos dos animais versus direitos humanos – Novos fundamentalismos? Novo paganismo?”.

 

Fonte:https://folhadodomingo.pt/

Check Also

As quatro vontades num casal

A nossa vida depende de muitas vontades para além da nossa. Num casal, para além …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.