Diocese do Algarve realiza formação para agentes da pastoral do turismo nas paróquias

A Diocese do Algarve promove no próximo dia 8 de fevereiro, pela segunda vez, uma ação de formação para agentes paroquiais da pastoral do turismo.

A iniciativa, promovida através do Sector Diocesano da Pastoral do Turismo (SDPT), destina-se a “todos os que, nas paróquias, desempenhem funções de acolhimento aos visitantes” ou “têm sob sua responsabilidade a gestão de quem realiza esse acolhimento”.

“Procura-se com esta atividade dar algumas ferramentas no sentido de se poder proporcionar um melhor acolhimento a todos os que visitam a Diocese e as suas Igrejas, estimulando aqueles que proporcionam esse acolhimento a garantir que é transmitida uma informação precisa e atualizada, uma identidade cultural que nos é característica e apoiando, por outro lado, todos os que solicitam esse tipo de ajuda”, explica o SDPT em nota de imprensa, considerando que a iniciativa proporcionará “uma importante criação de competências” para as comunidades paroquiais.

“Não podemos esquecer que a evangelização se realiza também através da cultura, do património e das tradições e de uma empatia geradora de comunhão, já que quem nos visita para descansar também tem necessidade de se encontrar com Deus, partilhando a sua Fé e de descobri-Lo através das riquezas patrimoniais e culturais da região”, acrescenta a informação.

“Acolher quem nos visita, ter espaços interpretados, informar sobre regras de circulação nos espaços religiosos e valorizar o encontro e a partilha da Fé, de conhecimentos e experiências corporiza-se no lema que orienta a Pastoral do Turismo, «Encontro com Deus»”, refere ainda o SDPT.

O encontro terá lugar no Seminário de São José, em Faro, entre as 10h00 e as 13h00, e as inscrições devem ser remetidas para o email turismo@diocese-algarve.pt até ao dia 7 de fevereiro, com os dados dos participantes (nome, paróquia, e-mail e telefone).

Fonte: https://folhadodomingo.pt/