CHAMADOS À SANTIDADE

Todos somos chamados à santidade, pois todos somo filhos de Deus e a raiz desta santidade está justamente na nossa filiação divina. Assim como nesta vida é normal que os filhos assemelhem aos pais, também nós nos devemos esforçar por nos assemelharmos a Deus, que é Santo por excelência. O próprio Jesus Cristo nos disse: “Sede santos, porque o vosso Pai celeste é Santo”.
Jesus mostra-nos, através das bem-aventuranças, o caminho que conduz à santidade: a misericórdia, a promoção da paz e da justiça, a pureza de coração, um coração onde não habite o ódio, a inveja, o egoísmo… e tudo isto vivido com uma atitude de disponibilidade, de abertura a Deus e ao próximo.
É verdade que o caminho que conduz à santidade não é um caminho fácil; aliás Jesu Cristo nunca afirmou que se tratava de um caminho fácil. O que Ele nos disse foi: “Quem quiser seguir-Me, pegue na sua cruz e siga-Me”. Não necessariamente a cruz do martírio, como aconteceu a tantos santos, mas a cruz do dia-a-dia, as situações que nos fazem sofrer e que somos convidados a atravessar sem desfalecer na Fé.
O caminho que conduz à santidade é um caminho difícil, mas não é impossível. E a verdade é que quando Jesus pregava as Bem-Aventuranças à multidão, nesse preciso momento já havia ali um pequeno grupo de pessoas, os seus discípulos, que se esforçavam por seguir esse caminho. E depois deles, muitos outros o fizeram.
Muitas vezes imaginamos os santos como pessoas escolhidas… e esquecemos que eles foram pessoas como nós; pessoas que experimentaram as suas dificuldades na vida e que também tiveram as suas quedas, as suas fraquezas, as suas dificuldades. Simplesmente, foram pessoas que, apesar da sua fragilidade, se esforçaram sempre por cumprir aquilo que sentiam ser a vontade de Deus a seu respeito.
Pedimos ao Senhor a graça de sermos fiéis ao caminho que Ele nos aponta e que um dia, com a Sua ajuda, nos há-de conduzir junto d’Ele e à Bem-Aventurança eterna.

 

Check Also

Sínodo 2021-2024: Relatório da Consulta Sinodal da CEP – Segunda fase

Documento elaborado pela Equipa Sinodal da CEP a partir dos contributos das Dioceses e de …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.