Diocese do Algarve vai iniciar triénio pastoral em setembro que a levará até 2020

O bispo do Algarve anunciou que a partir de setembro a diocese algarvia vai iniciar um triénio pastoral.

D. Manuel Quintas disse no passado sábado, no final da eucaristia que encerrou a Jornada da Igreja Diocesana realizada em Faro, que o lema do novo programa pastoral será “Anunciar o Evangelho da Família”.

O prelado explicou que o primeiro ano (2017/2018) será dedicado a “anunciar” a palavra, tendo em conta a dimensão profética; o segundo ano (2018/2019) será dedicado a “celebrar”, tendo em conta a dimensão litúrgica; e o terceiro ano (2019/2020) dedicado a “testemunhar”, tendo em conta a dimensão sóciocaritativa.

O bispo diocesano adiantou ainda que no primeiro ano será dado um maior realce à dimensão paroquial, enquanto no segundo e terceiro anos serão evidenciadas as dimensões vicarial e diocesana, respetivamente. “Uma jornada como esta não sei se a faremos nos próximos dois anos. É possível que no próximo ano, já que se privilegia a paróquia, se faça também uma assembleia paroquial para lançamento e também no fim do ano uma jornada da paróquia ou do conjunto das paróquias que estão sob a responsabilidade do mesmo pároco”, afirmou na eucaristia que teve lugar na Cerca do Castelo, dentro das muralhas da Vila-Adentro, junto ao Museu Municipal de Faro.

D. Manuel Quintas afirmou ainda que as prioridades do novo programa pastoral, tendo em conta as sugestões apresentadas por muitos, serão a Família, a Juventude e as Vocações. “Temos de criar mais espaços que nos ajudem a crescer na fé, a crescer neste sentido da presença de Deus em nós, nesta dimensão da interioridade e da espiritualidade”, acrescentou ainda o bispo diocesano, anunciando que o próximo ano pastoral será lançado a 23 de setembro deste ano em local ainda a definir.

A Diocese do Algarve está a terminar o último ano de um quinquénio pastoral iniciado em 2012, sob o lema “Ide e anunciai o Evangelho”.

Fonte: https://folhadodomingo.pt