Celebração Penitencial na nossa Paróquia – 13 de dezembro

Irá realizar-se no próximo sábado dia 13 de dezembro, às 10h30, a celebração penitencial para crianças, adolescentes, jovens e os adultos que desejarem.

Estarão vários sacerdotes presentes para o atendimento de confissão.

Necessidade e utilidade do sacramento da Penitência

Do mesmo modo que são múltiplas e variadas as feridas do pecado na vida de cada um e da comunidade, assim também diversos são os remédios que a penitência nos oferece. Aqueles que se afastaram da comunhão no amor de Deus pelo pecado grave são chamados à vida que perderam por meio do sacramento da Penitência. Aqueles, porém, que, fazendo todos os dias a experiência da sua fraqueza, caem em pecados veniais recebem, pela repetida celebração da Penitência, forças, para poderem chegar à plena liberdade dos filhos de Deus.

1. a) Para receber o remédio da salvação no sacramento da Penitência, o fiel, por disposição da misericórdia de Deus, deve confessar ao sacerdote todos e cada um dos pecados graves, de que se lembrar, depois de ter examinado a sua consciência.

1. b) Além disso, a frequência deste sacramento, quando celebrado com toda a diligência, é também muito útil, no caso de pecados veniais. Não é mera repetição ritual nem uma espécie de exercício psicológico, mas o esforço constante para viver mais perfeitamente a graça do Batismo, de modo que, trazendo em nosso corpo a mortificação de Jesus, cada vez mais a vida de Jesus se manifeste em nós. Nestas confissões, cuidem os penitentes, ao acusarem-se de faltas veniais, de conformar-se mais intimamente com Cristo e de andarem mais atentos à voz do Espírito.

Para que este sacramento de salvação exerça realmente toda a sua força nos fiéis de Cristo, é necessário que ele como que lance raízes em toda a sua vida e os leve ao serviço mais ardente de Deus e dos irmãos.

A celebração deste sacramento é sempre um acto em que a Igreja proclama a sua fé, dá graças a Deus pela libertação com a qual Cristo nos libertou e oferece a sua vida como sacrifício espiritual para louvor da glória de Deus, enquanto caminha ao encontro de Cristo.

Fonte: Ritual da Celebração da Penitência