Home | Noticias | Carnaval/Quaresma: Do «excesso da alegria» ao «excesso do essencial da vida»

Carnaval/Quaresma: Do «excesso da alegria» ao «excesso do essencial da vida»

Conversa com o padre João Goulão, diretor do CUPAV, começa na folia destes dias e termina no sacrifício quaresmal que ajuda a «ficar ‘fit’ espiritualmente»

Lisboa, 12 fev 2018 (Ecclesia) – O sacerdote jesuíta João Goulão disse à Agência ECCLESIA que o “excesso da alegria” que se vive no Carnaval é possível porque nos dias seguintes é proposto “outro excesso”, que permite “ver o essencial”.

“Entrudo, ou terça-feira gorda, é o grande excesso do humor, da alegria, do exagero, para depois viver e mergulhar num outro excesso, com a entrada na Quaresma, num outro estilo, para ver o essencial da vida”, afirmou o padre João Goulão

Para o sacerdote jesuíta, diretor do Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV) , em Lisboa, “o Carnaval é possível porque a seguir vem a Quaresma, e a Quaresma é possível porque antes houve o Carnaval”.

“Cada coisa tem o seu lugar. A partir do momento em que se começa a demonizar ou a retirar peso a um deles, seja ao excesso da alegria ,seja ao excesso do sacrifício ou da ascese, esse é o problema porque vamos deixar de conseguir perceber essas as dimensões das nossas vidas”, sublinhou.

“Faz falta o Carnaval, saber gozar, saber usar o humor, a ironia, porque permite relativizar, pôr cada coisa no seu lugar”, sustentou.

O diretor do CUPAV referiu depois que a entrada na Quaresma é o “viver o outro lado do excesso”, apoiado no jejum, na oração e na esmola, os “três grandes pilares” que permitem um modo de vida que leva “a ligar cada vez mais ao essencial”.

O sacerdote considera que a Quaresma é “um grande processo”, vivido nos 40 dias que antecedem a Páscoa, para “depurar a alegria” e “entrar na verdadeira alegria”, que se testemunha na ressurreição.

“A vida espiritual são práticas diárias. Assim como vou ao ginásio e tenho um PT que me ajude a ficar ‘fit’, preciso de alguém que me oriente e me introduza em várias práticas que me ajudem a ficar ‘fit’ espiritualmente, reconhecendo o essencial na minha vida que é Deus”, sublinhou o diretor do CUPAV.

O padre João Goulão fez um percurso para a Agência ECCLESIA dos “excessos do Carnaval” aos “excessos da Quarema” que pode ouvir no programa que é emitido na Antena 1, a partir desta segunda-feira e até sexta, às 22h45; o diretor do CUPAV parte do Carnaval para as Cinzas e convida o ouvinte às dinâmicas da Quaresma.

O program Ecclesia que passa na Antena 1 fica depois disponível no portal da Agência ECCLESIA, para ser ouvido em qualquer ocasião.

SN/PR

Check Also

20 de maio de 2018 – Solenidade de Domingo de Pentecostes – Ano B

A solenidade do Pentecostes coloca diante de nós uma série de verdades que enchem a …

Privacy Preference Center

Close your account?

Your account will be closed and all data will be permanently deleted and cannot be recovered. Are you sure?