14 de fevereiro de 2018 – Quarta-Feira de Cinzas

Hoje iniciámos a Quaresma. Todo este tempo é caminho de conversão. Converter-se é travar o combate vitorioso, com as armas da penitência, contra o espírito do mal.
Durante a imposição das cinzas sobre a cabeça ouviremos mais uma vez um claro convite à conversão, através duma fórmula dupla: «Convertei-vos e acreditai no Evangelho», ou; «Recorda-te de que és pó e em pó te hás-de tornar».

Em Primeiro Lugar Está o Apelo à Conversão
Respiguemos algumas sugestões da Primeira Leitura desta Eucaristia: (Joel 2, 12-18): «Convertei-vos a Mim de todo o coração, com jejuns, lágrimas e lamentações». Mas o Senhor desce a mais pormenores; a ter em conta no caminho da nossa conversão: «Rasgai o vosso coração… Eu sou clemente e compassivo, paciente e misericordioso… Ordenai um jejum… Proclamai uma reunião sagrada… Reuni o povo… Congregai os anciãos, os jovens e as crianças… Chorem os sacerdotes, dizendo: «Perdoai, Senhor, ao vosso povo». Reparemos em todos os pormenores. Ninguém fica esquecido…
Em que consiste a conversão? Abandonar todo o género de pecado, de maldade, de sensualismo e passar a uma vida de amor, de respeito por todos e cada um. Numa palavra: ser Homem. Reconhecer que somos pecadores mas que podemos ser santos.

Em Segundo Lugar Está o Apelo à Oração
Debrucemos-nos sobre o Salmo 50-(51): Compadecei-Vos de mim, ó Deus, pela vossa bondade… Pela vossa grande misericórdia, apagai os meus pecados… E purificai-me de todas as faltas… Porque eu reconheço os meus pecados…
Pequei contra Vós… Fiz o mal diante dos vossos olhos. Criai em mim, Ó Deus, um coração puro… Não retireis de mim o vosso espírito de santidade. Nota – A oração é centrada no reconhecer que somos pecadores, para obter o perdão.

«Quando rezardes»
A oração é a força que vence a Deus. Jesus também orou. O Evangelho mostra-nos muitas vezes Jesus orando no silêncio da noite, na solidão do deserto. Somos convidados a uma oração humilde, confiante, mais intensa. A nossa intimidade com Deus é favorecida pelo silêncio, pela privacidade. «Entra no teu quarto, fecha a porta e Deus Pai te dará a recompensa.»

Em Terceiro Lugar Está o Apelo à Esmola e Penitência
O apelo à esmola é acompanhado de contributo penitencial e do jejum ou mortificação.

«Quando deres esmola!»
A nossa sociedade dá muito apreço a certos valores, como por exemplo, a solidariedade. Nas grandes catástrofes, as pessoas gostam de socorrer os habitantes das áreas afectadas. Mas há outros gestos de amor fraterno mais escondidos e que espiritualmente têm um valor evangélico elogiado por Jesus. As obras de misericórdia fazem parte do caminho de perfeição indicado por Jesus nas bem-aventuranças! Não socorremos os pobres para que o mundo nos estime e elogie publicamente, mas porque pela fé reconhecemos nos irmãos o próprio Deus. «O Pai vê o que fazemos no segredo e recompensará a nossa generosidade!»

«Quando jejuardes»
O jejum é uma terapia e uma fonte de cura. Espiritualmente a força do jejum é descrita pela Bíblia. Lembremos a grande cidade de Nínive, que Deus não destruiu, porque os seus habitantes jejuaram! Jesus também jejuou, santificando deste modo a nossa observância quaresmal. Também neste caso, nada de ostentação exterior! «Não desfigurar o rosto! Não apresentar um ar sombrio!» Pelo contrário, «perfuma a cabeça! O Pai sabe tudo e dar-te-á a recompensa!»
Alegria, irmãos! Pratiquemos jubilosamente estes três meios de penitência que o Evangelho ensina!
Resgatemos os nossos pecados com obras de misericórdia!
Rezemos por toda a humanidade!
Perfumemos a vida espiritual com a virtude da temperança!
Resumindo: reparte pelos pobres a tua renúncia quaresmal e Deus Pai te recompensará na Ressurreição dos justos!

Como Última Meta de Tudo Isto Está o Sacramento da Penitência ou Confissão dos Pecados ao Sacerdote.
Na Segunda Leitura desta Eucaristia encontra-se expressão que urge fixar:

Check Also

De 14 a 21 de abril de 2024 | SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES /2024

NOTA PASTORAL – Para quem sou eu? Entre 14 e 21 de Abril, decorre a …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.