Cardeal Peter Turkson vem ao Algarve falar na atualização do clero do sul sobre ecologia integral

O prefeito do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé) virá em janeiro ao Algarve apresentar duas conferências ao clero das dioceses do sul do país.

O cardeal Peter Turkson abordará o tema “Direitos Humanos e desenvolvimento integral: o Homem no centro” no dia 20 de janeiro e o tema “Direitos Humanos e Criação” no dia seguinte.

A intervenção do principal colaborador do papa no campo da ecologia ocorrerá no âmbito da atualização de bispos, padres e diáconos das dioceses do Algarve, Beja, Évora e Setúbal que volta a realizar-se em território algarvio, numa unidade hoteleira em Albufeira, de 20 a 23 de janeiro, promovida pelo décimo terceiro ano consecutivo pelo Instituto Superior de Teologia de Évora.

A próxima edição da atualização do clero do sul terá como tema “Ecologia integral: o Homem no Centro da Criação”.

O programa da formação conta ainda com um outro colaborador do papa, que voltará a ser conferencista na formação do clero do sul pelo segundo ano consecutivo. O presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, D. Rino Fisichella, que também apresentará duas conferências, refletirá desta vez sobre as temáticas “Antropologia Cristã e as outras Antropologias, face à Criação” e “A obra da Criação na Liturgia e na Espiritualidade Cristãs”, respetivamente nos dias 21 e 22 de janeiro.

D. Rino Fisichella tinha estado na edição deste ano da formação que em janeiro realizou uma reflexão antropológica sobre o tema “O homem: caminho de Cristo e da Igreja”.

Segundo o programa a que Folha do Domingo teve acesso, voltará ainda a ser conferencista na formação do clero do sul o franciscano Martín Carbajo, docente da Pontifícia Universidade Antonianum e da Academia Alfonsiana, em Roma, que já interveio nas jornadas de 2014 e 2017. O conferencista abordará os temas “Laudato Si’ – Propostas para uma nova relação do Homem com a obra da Criação”, no dia 21, e “Laudato Si’ e a Nova Evangelização”, no dia 22.

Será também conferencista da atualização o presidente da associação ambientalista Zero. Francisco Ferreira, que é também professor no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e investigador do Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade, virá refletir no dia 21 sobre a temática “Estaremos à beira do crepúsculo da Humanidade? Entre a realidade e a utopia”.

O professor José Augusto Martins Ramos, catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, refletirá no mesmo dia sobre o tema “Cuidar de Mundo: Ecologia Integral dos relatos da Criação” e as jornadas de formação serão concluídas no dia 23 com a reflexão do presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz sobre o tema “New Age. Direitos dos animais versus direitos humanos – Novos fundamentalismos? Novo paganismo?”.

 

Fonte: https://folhadodomingo.pt/

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.