Cabido da Sé de Faro vai criar a “Escola de Órgão da Catedral”

As aulas da “Escola de Órgão da Catedral” terão como principal objetivo a preparação para o acompanhamento do canto litúrgico e serão lecionadas pelo organista André Ferreira, professor de órgão na Escola Diocesana de Música Sacra do Patriarcado de Lisboa.

O organista, que no ano letivo transato lecionou no Conservatório Regional de Ponta Delgada, Açores, é licenciado em órgão pelo Conservatório de Amesterdão, Holanda, onde estudou com Jacques van Oortmerssen, tendo igualmente trabalhado com Pieter van Dijk. Concluiu o mestrado em órgão na Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação João Vaz. Iniciou os seus estudos de órgão com António Esteireiro no Instituto Gregoriano de Lisboa, continuando posteriormente com Jos van der Kooy no Conservatório de Haia, Holanda.

O gosto pela música antiga levou-o ao estudo do oboé barroco com Maria Petrescu, sendo presentemente aluno de licenciatura na classe de Pedro Castro, na Escola Superior de Música de Lisboa. Colabora como organista com a paróquia de Santa Maria de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, e com a paróquia de São Tomás de Aquino, também em Lisboa.

O organista irá deslocar-se quinzenalmente de Lisboa a Faro para a lecionação das aulas de 50 minutos destinadas a alunos que se “proponham avançar na aprendizagem de órgão, garantindo colaboração com os imprescindíveis requisitos pedagógicos, sobretudo ao nível da prática de preparação das aulas e compromisso de continuidade”, explica do Cabido da Sé de Faro. “Serão abordados os princípios base da harmonia tonal, encadeamentos e cadências, transposição, técnica, improvisação de prelúdios, diferentes registações para os diversos momentos litúrgicos. Paralelamente ao estudo do acompanhamento do canto litúrgico serão trabalhadas obras do repertório organístico”, acrescenta a organização.

A frequência às aulas, que terão lugar na própria Sé de Faro e no seu salão de atos, implicará um pagamento de 40 euros por mês e os interessados deverão solicitar o formulário de inscrição até ao dia 10 de novembro através do email catedraldefaro@gmail.com.

No próximo dia 18 do próximo mês, irá ter lugar no mesmo local o primeiro encontro do professor com os alunos.

Fonte: