A ARTE DE ESCUTAR E DE DIALOGAR

Devemos viver a nossa vocação comum como pessoas comunitárias; então é essencial aprender a praticar a arte atenta e inteligente de escutar com respeito e de dialogar com verdade para buscar a unidade no essencial, o justo respeito pelas diferenças, para vivermos em fraternidade. Na verdade olho e reflito sobre as opiniões fundamentais dos outros, sem preconceitos e sem resistência às aconselháveis mudanças? Desenvolvo a inteligente atitude de não ser juiz precipitado mas procuro pacientemente o desenvolvimento dos saberes e da verdade objetiva, sem violentar os processos e ritmos da evolução subjetivas devida às limitações dos outros e das minhas?
Cada pessoa tem um missão ou função a desempenhar com a autenticidade no respetivo arco da vida, para cumprir a vocação de deixar o mundo melhorado pela pertinente intervenção com marca própria.
O objetivo e significado da pessoa cristã esclarecida, deve ser a vivência e a promoção da felicidade plena e dinâmica da vida, promovendo a verdade, a justiça, e a solidariedade, como expressão do amor cristão segundo o modelo proposto por Jesus Cristo de modo explícito, universal e pormenorizado na figura do bom samaritano.

Fonte: revista Rosário de Maria
Ano 73| nº 773| outubro de 2018