As minhas cruzes

João Aguiar Campos, Secretariado Nacional das Comunicações Sociais

A senhora tinha um ar dorido e as mãos enrolavam-se enquanto ouvia, naquela sala de espera do consultório médico, a paciente sentada a seu lado. Esta desfiava desventuras – dores de alma e dores do corpo – umas atrás das outras, não se percebendo bem qual delas a tinha levado até ali.

A senhora do ar dorido intervinha na conversa apenas com monossilábicas exclamações, ao mesmo tempo que erguia os olhos para o relógio onde o tempo de espera avançava na parede. Quando a interlocutora fez uma pausa maior, estendeu o seu comentário, sentenciando: «Olhe, minha senhora, a vida é mesmo assim… Todos temos as nossas cruzes!”

O comentário soou-me a ponto final. E o mesmo deve ter sentido a queixosa, pois ficou em silêncio, abanando a cabeça e fechando os olhos, como se procurasse lá dentro o seu calvário privativo.

Instintivamente fiz o mesmo, ouvindo, íntima, a pergunta que me coloquei: quais são, João, as tuas cruzes?

Pensei nelas então e repenso-as agora que as confesso. Não as enumero todas, mas apenas as que mais me têm doído…

Têm-me doído a cruz da renúncia. Dói-me cada vez que não a vejo como oferta generosa e alegre daquilo ou daqueles que tenho de deixar. Sim; quando deixo sem dar, sofro o despojamento, a expropriação e não a alegria da prenda desprendida, amiga e amorosa.

Tem-me doído a cruz da própria dor. A dor esmaga-me cada vez que a vejo como limite e não a compreendo como sinal; cada vez que exclamo que está a dar cabo de mim, sem a perceber como recomeço, aviso, momento de alicerce, ocasião para relativizar e, paradoxalmente, valorizar a fugacidade dos instantes.

Tem-me doído a cruz do orgulho. Sinto-a quando me dou por ofendido, ou quando não me perdoo nem me deixo perdoar. É, então, uma dor inventada, que nunca existiria se a não criasse na proveta da minha vaidade ou do meu amor-próprio.

Tem-me doído a cruz da incompreensão. E esta abarca tanto a mágoa de não ser compreendido como a incapacidade de compreender que há obstáculos no caminho e dias em que o sol, mesmo nascendo, não se mostra.

Tem-me doído a cruz da superficialidade. Nasce do vazio que fica no fim de cada pressa, de cada avareza que faz mesquinhos os gestos e pensa que é possível ser santos de serviços mínimos.

Tem-me doído – coisa estranha? – a cruz dos dias em que nada me dói. Porque descubro depois que fui eu a não querer ver, a não querer sentir, a não querer saber que há choros na TV apagada, no rádio desligado, ou na rua que escondi nas persianas corridas e silenciei nos vidros duplos.

Sim; tenho muitas outras dores que ainda hei-de reconhecer, para as ver remidas.

João Aguiar Campos

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.