Algarve: Seminário diocesano dinamizou férias missionárias em realidade «de periferia»

Faro, 07 jul 2018 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve organizou uma semana de férias missionárias para seminaristas e formadores, na Paróquia de Santa Catarina da Fonte do Bispo com o objetivo de proporcionar o contacto com “realidades de periferia”.

“Estar presente, escutar histórias de vida, acolher a partilha das necessidades e das vivências comunitárias, bem como dos anseios e projetos”, foi o trabalho realizado pelos seminaristas, explicou o reitor ao jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, o padre António de Freitas salientou que a Paróquia de Santa Catarina da Fonte do Bispo “embora do interior, revela muito dinamismo”.

“Se escolhêssemos mais do que uma comunidade paroquial, poderíamos passar os dias a correr de um lado para o outro, passar pelas comunidades, mas não estar de facto com elas e para elas”, observou o sacerdote, justificando opção de ficarem apenas num lugar.

Entre 24 de junho e 1 de julho, os seminaristas e formadores fizeram também “missão porta-a-porta”, uma das que consideraram mais importantes.

“Tem tanto de evangélico e de desafiante como de intimidante, pois não estamos habituados a fazê-lo. No entanto, foi uma experiência que, entre acolhimentos e negações, nos fez perceber o quão é importante sair, ir ao encontro de cada um e levar o evangelho à casa das pessoas”, desenvolveu o reitor do seminário da Diocese do Algarve.

O reitor e o prefeito do seminário diocesano, o padre Vasco Figueirinha, estiveram com cinco seminaristas: Bruno Valente (ano propedêutico, Seminário de Caparide, Lisboa) e Getúlio Bica, Samuel Camacho, Fábio Pedro e António de Almeida (Seminário Maior de Évora).

O jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ contextualiza que durante a semana missionário do participaram, por exemplo, nas Eucaristias da comunidade, encontros com os catequistas e catequizandos, casais e famílias, acólitos, grupo de jovens, no lar e centro de dia, no infantário e creche, no lagar de azeite, numa empresa cerâmica, no Centro de Reabilitação da Cruz Vermelha.

CB

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.