Home | Noticias | Voluntariado: Projeto «SETE» leva jovens à Cova da Iria para acolher peregrinos e aprofundar Mensagem de Fátima
Icone e Banner Exposicao Mater Dei

Voluntariado: Projeto «SETE» leva jovens à Cova da Iria para acolher peregrinos e aprofundar Mensagem de Fátima

Iniciativa decorre de 9 de julho a 2 de setembro

Fátima, 08 jul 2018 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai promover a partir de segunda-feira o primeiro turno do projeto SETE, com o qual propõe a jovens, dos 16 aos 35 anos, uma experiência “imersiva” de voluntariado.

Pedro Valinho, diretor do Departamento para o Acolhimento de Peregrinos no Santuário de Fátima explica à Agência ECCLESIA que o objetivo é trazer os jovens a “uma dinâmica” que se insere numa “longa tradição de voluntariado” na Cova da Iria.

“É, ao mesmo tempo, uma dinâmica de imersão no próprio espaço, na atividade e na mensagem que este lugar oferece”, precisa.

O trabalho vai passar sobretudo pelo acolhimento dos peregrinos, ao mesmo tempo que os voluntários aprofundam a Mensagem de Fátima.

O Santuário explica, em comunicado, que de 9 de julho a 2 de setembro, estes voluntários vão estar a colaborar nos diferentes espaços percorridos pelos peregrinos: Capelinha das Aparições, basílicas de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e da Santíssima Trindade, posto de informações, Via-Sacra e monumento dos Valinhos.

Será também o voluntariado do projeto SETE a garantir o funcionamento da Casa do Jovem do Santuário de Fátima, de quarta-feira a sábado, entre as 10h00 e as 12h30 e das 15h00 às 18h00.

A designação SETE faz alusão à sétima aparição de Nossa Senhora a Lúcia, a 15 de junho de 1921.

A iniciativa, proposta em conjunto pelo Departamento para o Acolhimento de Peregrinos e pelo Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima, recebeu, até ao momento, cerca de 80 inscrições.

Ana Ribeiro, de 16 anos, vai participar no primeiro turno, que decorre entre a próxima segunda-feira e o dia 15 de julho.

Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário, a jovem estudante de Paredes, Porto, sublinha o “grande desafio” e a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre a Mensagem de Fátima.

“Eu sempre quis fazer voluntariado e esta pareceu-me uma boa oportunidade, sobretudo por ser no Santuário de Fátima, um lugar onde vou frequentemente em peregrinação com a família, e onde já vivi experiências únicas. Agora, com este projeto, espero conhecer pessoas novas, poder ajudar os peregrinos e aprofundar ainda mais aquilo que já conheço sobre Fátima”.

Clara Pardal, de 20 anos, convenceu cinco amigas a participarem consigo neste projeto de voluntariado do Santuário.

A jovem da paróquia da Falagueira, do Patriarcado de Lisboa, já teve contacto com a Mensagem de Fátima, através de um retiro para catequistas.

“Espero uma semana diferente e produtiva. Independentemente do serviço que fizer, tenho a certeza de que vai ser uma experiência que me vai ajudar a crescer como pessoa”, assinala.

As inscrições devem ser feitas até 15 dias antes do turno pretendido, através de formulário online, através do email voluntarios@fatima.pt.

O projeto SETE vai estar em destaque na emissão de 10 de julho do programa ECCLESIA na Antena 1 da rádio pública (22h45), numa semana dedicada a inciativas de voluntariado promovidas pela Igreja Católica.

OC

 

Check Also

Publicações: Capelão hospitalar lança obra «Momentos de muitas vidas»

Coimbra, 08 nov 2018 (Ecclesia) – O capelão do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, …