Algarve: 77 adultos pedem admissão à Igreja

Bispo diocesano manifestou a alegria da comunidade católica

Faro, 02 mar 2020 (Ecclesia) – Dois grupos, com 77 adultos, pediram este sábado e domingo a admissão a Igreja Católica, preparando-se para receber os sacramentos do Batismo, Confirmação (crisma) e Eucaristia.

No sábado, 42 pessoas manifestaram a intenção de iniciar esse tempo de preparação – catecumenado – até 2021; já no domingo, 35 pessoas celebraram o rito de eleição dos catecúmenos, a reta final da preparação para o Batismo.

Ambos os grupos, acompanhados pelos seus “garantes” (catequistas), encontraram-se com o bispo do Algarve em Faro, primeiro no Seminário de São José e depois nas celebrações que tiveram lugar na Sé.

“Cada um de vós constitui para a nossa diocese motivo de alegria, não apenas porque ides aumentar em número daqueles que a constituem, mas, sobretudo, pelo empenho que mostrais em querer seguir Jesus Cristo como seus discípulos, acedendo aos sacramentos da iniciação cristã”, disse D. Manuel Quintas.

Aos adultos que foram admitidos ao catecumenado, o bispo do Algarve explicou que se trata de um “período importante”.

“Queremos que entendais bem o que significa ser batizado”, sustentou.

Na celebração na Sé, que ficou marcada pela entrega simbólica da Sagrada Escritura aos novos catecúmenos, o responsável católico indicou que ser cristão significa querer “ser parecido” com Jesus.

A celebração do rito de eleição dos catecúmenos prosseguiu com os candidatos a inscreverem em livro próprio o seu nome, gesto que confirma a vontade em receber os sacramentos da iniciação cristã.

Os eleitos irão agora, durante os próximos domingos da Quaresma, celebrar nas suas paróquias os escrutínios e a tradição das entregas das orações do Credo e do Pai-Nosso e, na vigília pascal, a mais importante celebração para os cristãos, completarão a sua iniciação sacramental, informa o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

OC