A VIRGEM MARIA NO ADVENTO

Tempo de expectativa da vinda do Senhor, tanto na própria celebração do Natal, como na sua última vinda no fim dos tempos.

O Advento encarna todos os desejos da humanidade, sempre à procura de onde lhe virá a salvação.

Assim tem acontecido em todos os tempos e lugares. Mas, o tempo é lento no seu fluir, e nem todos os momentos encarnam a mesma significação.

O povo descendente de Abraão por Isaac, o povo Judeu, é apresentado na Sagrada Escritura como povo especialmente chamado por Deus e por Ele educado, para em si trazer uma grande promessa e alimentar a esperança que lhe devia corresponder. Foi acidentada, através dos tempos, a transmissão dessa promessa e o crescimento daquela esperança.

Houve momentos em que se chegou a falar de um “Resto de Israel”, um pequeno grupo que ainda sabia esperar. E quantas lutas não tiveram de travar os que se quiseram manter fiéis à fé de Abraão, às promessas de Deus, à esperança de seus pais!

Mas a semente é sempre pequena, mesmo a que se destina a dar grandes árvores.

O Messias prometido como salvador do povo, em quem as promessas de Deus se viriam a realizar, é também comparado a um “Germen”, a um “Rebento”, saído da linhagem, ou casa de David, pastor, rei e Profeta, figuras do futuro Messias. Uma virgem de Israel entroncada na casa de David, a Virgem Maria, é a fina flor dessa Raiz de Jessé (o pai de David), a frescura mais viçosa daquele resto que sempre esperou, mulher forte que não sucumbiu aos ataques da idolatria e do paganismo que tantas vezes assaltou o povo e finalmente Aquela que sobre o Espírito de Deus desceu e d’Ela fez a Mãe de Deus feito homem. Ela é, por isso, o exemplo mais perfeito para quem celebra o Advento.

E celebrando antecipadamente n’Ela o fruto da Redenção, que seu Filho nos alcançou e que a Ela salvou desde que foi concebida, mais esperançadamente avançamos no Advento, aguardando a santa Vinda do Senhor, seu Filho e Salvador.

 

 

 

Fonte:

Rosário de Mária

Ano 72| nº 764 | dezembro de 2016

 

Autor: J.F.

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.