REVISÃO DE VIDA À LUZ DO PRESÉPIO

Passou mais um ano na história da nossa vida. A nossa primeira atitude deve ser de ação de graças ao Senhor do Tempo e da História. A mais eficaz graça para a nossa salvação é o tempo. O tempo é o primeiro talento que o Senhor nos concede para o fazermos render. Cada hora é preciosa; cada dia é único e cada ano tem o seu próprio valor. Só depois deste talento é que o Senhor nos dá outros talentos, outras graças. Mais um ano está a terminar. Ao longo deste ano tivemos acontecimentos tristes e outros alegres; quantas vitórias e quantas derrotas; quantas alegrias e quantas tristezas. Foi assim tecida a nossa história durante um ano. A história é a mestra da vida e são tantos os ensinamentos que ela nos pode fornecer à luz do Evangelho; e sobretudo à luz do Presépio, à luz do Natal de Jesus Cristo!

Diz o Evangelista que Jesus é a luz verdadeira que ilumina todo o homem que vem a este mundo. Para serem ensinados os homens vão às escolas. Jesus fundou a sua escola numa manjedoura de animais e da manjedoura fez a sua cátedra para ensinar os homens. Quem precisa de ser ensinado nos caminhos da vida e da salvação vai à escola de Jesus. Todos nós somos alunos dessa escola e temos muito que aprender, apesar do curso que fizemos. Muitas vezes queremos parecer mais do que aquilo que somos. Jesus quis parecer menos do que aquilo que é. Ele era o mais sábio e quis parecer o mais ignorante. Ele que era o mais forte e quis parecer o mais fraco. É esta a primeira lição para nós neste Natal. Jesus nasceu no meio das maiores privações a ponto de não ter casa para nascer. Temos aqui uma grande lição! Nas dificuldades da vida, tantas vezes, encaramos os problemas e privações como se fossem a maior desgraça do mundo. É verdade que muitas vezes, parece que até vivemos as bem-aventuranças às avessas. Na vida conjugal ou na vida de relações entre pais e filhos ou na nossa vida profissional ou de negócios vivemos o Evangelho como se ele tivesse por finalidade libertar-nos de fracassos. Não terá sido isto o que tem acontecido na nossa vida? E Queixamo-nos de dificuldades na fé e na oração pessoal e comunitária quando aparecem os problemas na vida conjugal por falta de adaptação de diálogo, não saber aceitar as diferenças, ou então o egoísmo de uma ou ambas as partes e logo o Evangelho é posto em causa.

Neste Natal e ao longo do ano que se aproxima, coloquemos Jesus no centro das nossas vidas, na família, no trabalho e aproveitemos bem o tempo que o Senhor nos oferece. Só quem sabe aproveitar o tempo não se desgasta nem envelhece. Aproveitar o tempo é caminhar para Deus na certeza do acolhimento e do prémio que Deus reserva àqueles que sabem administrar o seu tempo, juntamente com os outros dons. O nosso tempo é para ser bem gerido, quer a trabalhar, quer a descansar, quer a cantar, quer a rezar.

Fonte:

Rosário de Mária

Ano 72| nº 764| dezembro de 2016

Autor:

Pe. Mário Bizarro da Nave (Peso – Covilhã)