A coragem de mudar

A Quaresma, com que os católicos se preparam para celebrar a Páscoa, só aparentemente se apresenta como um tempo triste e pessimista. Mais do que o roxo ou as cinzas, estes 40 dias são marcados por desafios à mudança e ao descentramento, para o aprofundamento das dimensões da vida de cada um que muitas vezes são atropeladas pela correria do quotidiano e as falsas metas para as quais corremos sem cessar.

Compreendo que a proposta de “conversão” seja olhada com desconfiança por alguns. É uma palavra que dói, implica o reconhecimento de que algo não está bem, implica mudança e isso é algo a que, paradoxalmente, resistimos, apesar de acharmos quase sempre que este não é o lugar onde devíamos estar.

A conversão mais não é, em muitas situações, do que deixar de resistir. Largar tudo e confiar no que há de vir, com atenção a quem encontramos no caminho e os olhos postos numa meta definitiva, que transcende a nossa pequenez. Por isso mesmo, ainda hoje fazem tanto sentido as tradicionais práticas ligadas à Quaresma como forma de estimular o descentramento de si e o recentramento no Outro/outro.

Por decisão do Papa, o tempo de preparação para a Páscoa vai decorrer sob o signo do Jubileu da Misericórdia. Simbolicamente, os missionários deste ano santo extraordinário vão andar pelo mundo inteiro, em vez de ficarem à espera do mundo. Também aqui há uma coragem de mudança: partir sem saber quem é que nos vai deixar entrar, mas confiar que é possível chegar mais longe, mesmo assim.

Octávio Carmo,

Agência ECCLESIA

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.