29 de junho de 2019 – Solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos

A celebração da solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, no sabor da Palavra de Deus, convida-nos a perceber que todos estamos envolvidos pela intensidade da mesma missão. Esta missão depende do lugar que damos a Cristo.
A nossa entrega deve ser tão verdadeira e real como foi a dos nossos irmãos Pedro e Paulo. A nossa entrega a Cristo implica a dimensão mais bela da amorosa entrega a Deus, e consequentemente, uma vida feita sementes de esperança e de misericórdia, no meio de perseguições e dificuldades.
Deus quer que hoje sejamos os seus sinais de consolação, de libertação e de misericórdia.

A centralidade de Cristo.
Na vida de Pedro e na vida de Paulo descobrimos que o centro é Jesus Cristo, filho de Deus Vivo. Foi na centralidade de Cristo que eles interpretaram as suas vidas, com fragilidades e grandezas, com a graça e com o esforço humano, com os silêncios e com os ruídos, com horas de serenidade e horas de forte tempestade.
Souberam escutar, souberam responder. Deram a vida numa oblação de amor e de entrega. Assinalaram com marcas de sangue o seu amor incondicional a Jesus Cristo e à sua Igreja.
Fizeram um caminho de conhecimento e crescimento, até que o amor de Deus lhe fizesse surgir a fé mais esplêndida e operativa, em que viver ou morrer é Cristo.
Saborearam por entre lágrimas de amor perfeito a torrente do amor de Cristo e deixaram-se lavar pelo seu amor de serviço e pelo seu sangue de misericórdia e graça.
Exprimiram a sua vitalidade genuína de discípulos num compromisso que abraçou o mundo inteiro, numa fidelidade e entrega, que ainda hoje fundamenta a beleza da Igreja e o seu dinamismo. São para nós irmãos que amamos e que permitiram que também nós saboreássemos a mesma torrente de vida e de graça. O seu compromisso com Cristo fez deles intrépidos anunciadores da palavra, pilares robustos da paciência e da misericórdia, sábios mestres da doutrina da vida, heróis desafiadores de perigos e de mortes, profetas audazes, mártires perfeitos do Cordeiro Pascal.

O Testemunho
Deram testemunho de fortaleza e paciência nas tribulações, de alegria na esperança e perseverança na oração. Souberam dizer sempre a verdade, importando mais servir a Deus que aos homens. Foram testemunho convicto, convincente e sem respeitos humanos.
Foram testemunho de incessante anúncio da palavra, da evangelização. Foram construtores permanentes, com novas pedras e todas as pedras possíveis, do Novo Templo de Deus.
Foram testemunho corajoso e heróico, diante de vexames, difamações, críticas, fome, cadeias, perseguições. Foram testemunho de doação das suas vidas. Foram testemunho de inquebrantável fidelidade também aos seus irmãos, que não quiseram defraudar.

O Amor à Igreja
Em Pedro e Paulo vemos um profundo amor à Igreja de Cristo. Para Eles a Igreja, sem grandes meios, eram rostos de irmãos, pessoas concretas a quem Deus se dirige, trata e ama.
Cuidaram da Igreja com ternura e doação esmerada. Cuidaram da Igreja não como donos e senhores mas como servos e irmãos, tendo sempre o Espirito Santo como conselheiro. Na verdade nada faziam sem a presença dos Espírito Santo e dos irmãos, por quem, muitas vezes, o mesmo Espírito se exprime. E as chaves que usaram foram dadas como expressão de profunda confiança para abrir e deixar entrar, e para segurar e guardar, a preciosidade que é a vida de cada pessoa humana.
Cuidaram da Igreja com diálogo e caridade diante das dificuldades, problemas e questões novas.
Procuraram fazer da Igreja uma verdadeira família onde cada um se preocupa com o seu irmão, não só na dimensão espiritual mas também na dimensão humana. Uma Igreja que unisse o céu e a terra e que o perdão conquistasse novos espaços.
Fizeram da Igreja um espaço de misericórdia e de amor que atraia a muitos. Fizeram da Igreja uma autentica família, um espaço de verdadeira partilha fraterna e milagre permanente da certeza: “ Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos”.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.