28 de junho de 2019 – Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Jesus ficou connosco na Eucaristia. Porque nos ama e nos ama com loucura. Vamos hoje fixar-nos mais atentamente no Seu amor, no Seu Coração.

Cristo morreu por nós

Celebrar o Santíssimo Coração de Jesus é contemplar o amor infinito de Deus. É contemplar o próprio mistério de Deus, pois “Deus é amor “ (Jo ).
“O amor de Deus –dizia S.Paulo-foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”(2ª leit). Ele deu-nos o Seu Filho que morreu por nós:
Ao recomendar a devoção ao Seu Coração, Jesus quis meter-nos pelos olhos dentro esse amor sem limites que nos tem. Para que confiemos nEle, para que vamos a Ele uma e outra vez pelo nosso arrependimento, sabendo que não põe limites ao Seu perdão, se voltamos de coração contrito.
Para que nos afervoremos no amor e nos desejos de santidade. Sem ficarmos nas meias tintas, na tibieza, na mediocridade. “Profundamente enraizados na caridade – dizia o Apóstolo – podereis compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade do amor de Cristo que ultrapassa todo o conhecimento e assim sejais totalmente saciados na plenitude de Cristo” (Ef 3,17-19. ).
O Santo João Paulo II lembrou repetidas vezes esse caminho de santidade, a que todos somos chamados. Para isso temos de enamorar-nos verdadeiramente de Jesus Cristo. Temos de descobrir a insondável riqueza de Cristo.
S.Josemaria gostava de pôr como dedicatória de livros para os jovens que vinham ter com ele : “Que procures a Cristo, que encontres a Cristo, que ames a Cristo”. De si mesmo dizia que era um pecador que amava loucamente a Jesus Cristo.
Amor com amor se paga – diz o povo. Ao olhar para o Coração de Cristo temos de sentir-nos urgidos a amá-Lo de verdade e amá-Lo sem limites.
Temos de animar os outros a amá-lo também. S.Francisco de Assis clamava por terras de Itália: o Amor não é amado. Que sintamos esta ânsia de que todos conheçam e amem a Cristo. E que essa ânsia se traduza em oração e mortificação pelas almas e em audácia e perseverança no apostolado. “ O zelo é uma loucura divina de apóstolo, que te desejo, e que tem estes sintomas :fome de intimidade com o Mestre ;preocupação constante pelas almas ;perseverança, que nada faz desfalecer (JOSEMARIA ESCRIVÁ,Caminho, 934 ).

Põe-na alegremente aos ombros

O Coração de Jesus foi aberto pela lança do soldado e o Senhor quis que ficasse aberto para sempre. Jesus, depois da ressurreição, diz a Tomé: “mete a tua mão no meu lado “. O Senhor quis que todos os homens encontrassem guarida no Seu Coração aberto, escancarado para os bons e para os maus.
Ele é a manifestação viva da misericórdia de Deus sempre pronto a perdoar. Jesus é o bom pastor que vai à procura da ovelha perdida e a toma aos ombros com amor para a trazer para o aprisco.
Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, ama-nos com o Seu amor divino infinito; mas ama-nos também com o Seu coração humano, um coração de carne como o nosso. Olhemos muitas vezes para a Santíssima Humanidade de Cristo, que se manifesta nesta devoção ao Sacratíssimo Coração de Jesus. Através desta Santíssima Humanidade é que podemos ir até Deus, penetrar na intimidade da Trindade Santíssima.
Jesus é o caminho para o Pai. “Ninguém vai ao Pai senão por Mim” – disse Ele (Jo 14,6).
Que cultivemos esta amizade com Jesus. Ele é o Amigo, cuja amizade temos de buscar, cultivando o trato com Ele na oração, procurando-O na Santíssima Eucaristia, vivendo bem a nossa missa, oferecendo-nos com Ele ao Pai. Vivendo melhor a nossa comunhão, aproveitando esses minutos que está em nós. Preparando-a e agradecendo-a com a visita e as comunhões espirituais ao longo do dia. Que Lhe telefonemos muitas vezes para o Sacrário. Temos um telemóvel gratuito e que pode funcionar sempre. Cristo é o amigo que não falha, quando precisamos dEle. Que sempre pode valer-nos e que nos convida a bater à Sua porta. “Vinde a Mim todos os que andais sobrecarregados e aflitos e Eu vos aliviarei “ (Mt11,28 )
Que a Virgem nos ensine a corresponder a este amor sem medida que o Senhor tem a cada um de nós.