27 de setembro a 5 de outubro de 2014 – Semana Nacional da Educação Cristã

Nota Pastoral

EDUCAR NA ALEGRIA DA FÉ

A semana de educação cristã que celebramos convida-nos a descobrir que educar na fé é educar na alegria, na esperança e no amor. Como afirma o papa Francisco, na Exortação Apostólica “A Alegria do Evangelho, (Evangelii Gaudium EG 1): “com Jesus renasce sem cessar a alegria”. É a perspetiva correta para entender o papel da educação cristã. Na verdade, esta tem como finalidade descobrir e seguir o evangelho que enche de alegria o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. (Cf EG 1). Como acreditamos e como podemos observar na história e na vida da Igreja, o evangelho é, realmente, o caminho para uma vida plena e feliz.

Reconhecemos por estas palavras como é hoje importante que a educação cristã tenha a marca da alegria. Na realidade, vivemos tempos de desânimo, de tristeza e de resignação. Estes sentimentos estão relacionados com o forte individualismo e consumismo da nossa cultura. Abundam os divertimentos mas escasseia a alegria interior e profunda. Oferecem-se hoje muitos bens da técnica moderna que distraem, preenchem o tempo e os interesses imediatos mas alienam da vida real e criam um mundo próprio em que cada um se fecha e se isola dos outros.

A educação cristã leva a vencer estas tendências na medida em que incentiva cada um a sair de si para a realidade, para o mundo, para os outros, para Deus. Orienta no pleno desenvolvimento da pessoa e no crescimento da solidariedade e da relação fraterna, da responsabilidade pelo bem do próximo. Deste modo, para encontrar a alegria, é necessário sair de si mesmo: “A alegria do evangelho contém sempre a dinâmica do êxodo e do dom, de sair de si mesmo, de caminhar e de semear sempre de novo, semear sempre mais além” (EG 21). Nesta linha entendemos a afirmação do Papa Francisco: “O evangelho é a mensagem mais bela que há no mundo” (EG 21). Dá beleza e encanto à vida e leva a vivê-la como uma missão.

Perante este horizonte, quem não sente vontade de transmitir a outros esta alegria do evangelho através da educação cristã? No fundo, é oferecer um caminho que leva à responsabilidade, ao sentido de missão, ao gosto de viver. Esta é, certamente, uma preocupação de todos os pais que desejam ver os filhos felizes.

Família, primeiro lugar de educação

A família é o primeiro lugar de educação humana e cristã. Na fé cristã podem as famílias encontrar um sólido apoio e uma luz preciosa para vencer o individualismo, a indiferença e a dispersão que hoje ameaçam a união e a harmonia nos lares. A fé torna-se fonte de amor e de solidariedade, de misericórdia e de perdão, que abre à esperança e à responsabilidade de cuidar uns dos outros. Na família, os pais e avós enriquecem os filhos e os netos com a herança do cristianismo e, transmitindo e educando, são eles próprios incentivados a crescer e a aprofundar a fé. Assim, experimentam ao vivo o que dizia São Francisco de Assis: “É dando que se recebe”.

Importância essencial da Escola

A Escola é outro lugar essencial da educação colaborando e completando a missão da família e da comunidade. Pela disciplina de Educação Moral Religiosa Católica (EMRC), a luz do evangelho ilumina e fortalece a educação integral da pessoa humana proporcionada pela Escola, transmitindo a sabedoria cristã e ajudando a construir um projeto de pessoa e de sociedade. A EMRC promove, por outro lado, o relacionamento comunitário, o ambiente cordial e iniciativas relacionadas com a cultura e com a solidariedade. Não deixem, portanto, as famílias e os filhos cristãos de se inscreverem e participarem nesta fonte de formação humana e cristã.

Maternidade espiritual da comunidade cristã

Lugar fundamental de educação da fé, e base de todos os outros, é a comunidade cristã, onde a Igreja se apresenta como Mãe que gera a vida espiritual e anima o seu crescimento. Pela catequese, pelas celebrações da liturgia e da piedade popular, pela fraternidade e pela prática da caridade, palavra e dos sinais, a possibilidade de experimentar a fé cristã como caminho para vida, como acompanhamento, como festa que enche a vida de alegria. Neste sentido, é importante que todos os fiéis se sintam envolvidos na educação da fé e envolvam todas as idades neste percurso. E, igualmente, que tenham consciência de que o crescimento da vida cristã se processa em várias dimensões que se complementam. Na verdade, o ensino da memória da fé da igreja torna-se encontro e experiência vivida na liturgia e na piedade popular e prática na solidariedade. Educar na fé é conduzir no desenvolvimento harmonioso de todas estas dimensões da vida cristã.

As fontes da alegria

Educação cristã é guiar no caminho para a morada de Deus com os homens, para a cidade santa, a nova Jerusalém, de modo a viver na presença de Deus, na amizade com Jesus e conduzidos pelo Espírito Santo, na fraternidade cristã. “Que alegria quando me disseram: “Vamos para a casa do Senhor”(Sl 122,1). Na Igreja, a nova Jerusalém, estão presentes os tesouros com que Deus quer enriquecer a nossa existência: as Sagradas Escrituras que nos falam do Senhor Jesus e nos transmitem a voz do Espírito Santo; o símbolo da fé e a memória da Igreja, fonte de sabedoria; a oração que nos eleva à comunicação com o Senhor; os sacramentos sinais do encontro com Deus; a fraternidade da comunidade cristã; a comunhão eclesial com Maria, os apóstolos e os santos. Missão da catequese é transmitir esta herança divina, este tesouro de glória que ilumina e alegra a nossa vida humana. Seremos capazes de contar de tal modo com estas fontes de modo a despertar encanto pela sua beleza? (Papa Francisco aos bispos do Brasil nas JMJ). Este é um dos maiores desafios da educação cristã.

Festa da Natividade da Virgem Santa Maria

8 de setembro de 2014