24 de dezembro de 2015 – Solenidade do Natal do Senhor (Missa da Meia-Noite)

É Natal! Cristo nasceu! Foi-nos dado um Salvador! Com os Anjos, os Pastores e todos os homens de boa vontade, testemunhemos a nossa alegria e gratidão: hoje nasceu o nosso Salvador!

Decreto de César Augusto

«Naqueles dias, saiu um decreto de César Augusto!» Todos os anos, na noite de Natal, S. Lucas convida-nos a meditar na história da nossa salvação. Com esta página, o evangelista da santa infância do Deus Menino, mostra-nos que a história humana está nas mãos de Deus. Através dos planos humanos, Deus prepara o nascimento do Salvador do mundo… «Saiu um decreto de César Augusto!» O peso do seu poder fazia-se sentir em todo o seu grande império. Ordenou «para ser recenseada toda a terra!» Este decreto imperial fez com que José e Maria viessem de Nazaré a Belém. Uma ordem humana acaba por concretizar um desígnio divino. Estava anunciado pelo profeta Miqueias que o Salvador havia de nascer em Belém! César Augusto foi o mais célebre imperador de Roma. Sendo homem, tomou um título divino. Augusto, significa digno de ser adorado. Um rei poderoso, mas humano, por isso mortal, quis ser tratado como um deus! Que contraste! S. Lucas utiliza este título pretensioso dum rei da terra para mostrar como é diferente a sabedoria divina. O Deus forte e poderoso, o Deus imortal e invisível, vai nascer frágil, humilde, simples criança. Assumiu a nossa condição mortal. Assumiu a nossa humanidade para nos tornar participantes da sua divindade! «Hoje nasceu para nós um Menino, será chamado Deus forte!» Contudo, encontramo-lo «deitado na manjedoura, envolto em panos.» Contemplemos em Jesus Menino toda a bondade de Deus.

Um Menino nasceu para nós!

Esta noite santa de Natal inunda-nos de alegria. O Anjo disse aos pastores: «Anuncio-vos uma grande alegria!» Este anúncio do Anjo aos pastores de Belém continua a ressoar ao longo dos séculos, fazendo «brilhar nas trevas da noite uma grande luz!» «Um Menino nasceu para nós, um filho nos foi dado». Frágil como todas as crianças, mas «tem o poder sobre os seus ombros.» «Ele é o Conselheiro Admirável, Deus forte! Pai para sempre! Príncipe da Paz!» Tem um poder sem fim baseado na paz, no direito e na justiça! Estas palavras do profeta Isaías, tocam o nosso coração e reavivam a nossa fé. Como nos faz bem a leitura desta página bíblica, escrita cerca de oito séculos antes de Jesus nascer! Deus tinha revelado aos profetas os seus desígnios de bondade que haviam de se manifestar claramente na plenitude dos tempos. Caríssimos! «Manifestou-se a bondade e a graça de Deus que traz a salvação para todos os homens!» Deixemos entrar no nosso coração a Palavra de Deus! Deixemo-nos iluminar pela luz do Deus Menino que dissipa as trevas da humanidade!

Natal é tempo de reconciliação familiar. Gostamos de reunir toda a família e celebrar cristãmente esta época festiva! Desejamos para todos esta Paz divina que os Anjos anunciaram em Belém. Jesus Menino, o Príncipe da paz, a todos abençoe com este presente do céu: paz para todos os homens da terra!

Check Also

De 14 a 21 de abril de 2024 | SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES /2024

NOTA PASTORAL – Para quem sou eu? Entre 14 e 21 de Abril, decorre a …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.