14 de setembro de 2015 – Festa da Exaltação da Santa Cruz

O Imperador Constantino mandou construir uma basílica no Gólgota, outra no Sepulcro de Cristo Ressuscitado; a sua dedicação foi no dia 13.9.335; em 14.9, lembrava-se o significado das duas basílicas, ao povo; mostrava-se o que restava do lenho da Cruz do Salvador.

A Igreja celebra, assim, hoje, o triunfo da Cruz, instrumento e sinal da nossa salvação.

A serpente no deserto

Celebramos a festa da Santa Cruz. Por ela Jesus venceu o demónio, que enganou os primeiros pais na árvore do paraíso.

A primeira leitura fala-nos da serpente de bronze que Moisés ergueu no deserto por ordem de Deus. Quando os israelitas eram mordidos pelas serpentes venenosas se olhassem para aquela imagem ficavam curados. Jesus no evangelho compara a Sua crucifixão à serpente erguida por Moisés, como fonte de salvação.

Ele quer que olhemos para a Sua cruz com fé e piedade, que saibamos ler esse livro ao alcance de todos, que é o crucifixo. Que ali encontremos o remédio para as mordeduras do demónio, para o pecado e a fonte da graça e do perdão.

Jesus venceu Satanás na árvore da cruz. Ela é sinal de vitória. Devemos fazer muitas vezes o sinal da cruz: ao levantar, ao deitar, ao entrar na igreja, ou quando somos tentados pelo demónio. É um gesto piedoso, que nos defende do mal e afugenta o inimigo.

Deus amou de tal modo o mundo

O crucifixo foi o livro dos santos, mesmo dos grandes teólogos. Um dia perguntaram a S.Boaventura qual era o seu livro preferido e ele respondeu: – o crucifixo.

E o grande apóstolo S.Paulo escrevia aos coríntios: – «Julguei que não devia saber coisa alguma entre vós senão a Jesus Cristo e este Crucificado» (I Cor 2,2).

Fala-nos do amor de Deus. Ele amou de tal modo o mundo que lhe deu o Seu próprio Filho.

Fala-nos do amor de Jesus que voluntariamente se entregou à morte para nos salvar. «Não há maior prova de amor do que dar a vida por aqueles que se amam» (Jo 15, 13)

É também uma lição viva sobre a maldade do pecado. Hoje perdeu-se a sensibilidade ao pecado, mesmo entre os cristãos mais fervorosos. Olhando para Jesus crucificado vemos a maldade infinita do pecado, que ofende a majestade infinita de Deus. A Carta aos Hebreus diz que aqueles que pecam gravemente crucificam de novo o Filho de Deus (Cfr. Heb 6, 6).

Obedecendo até à morte

Obedecer à vontade de Deus significa esforço e sacrifício, às vezes heróico. Temos de aprender com Jesus, que nos anima e ajuda com a Sua graça.

Às vezes encontramos a cruz no caminho da nossa vida, nas doenças, nas contrariedades, naquilo que o mundo chama desgraças. Se olhamos para Jesus crucificado essas dores encontram sentido e achamos coragem para levar a cruz que o Senhor nos entrega. Com ela podemos amar a Deus, ajudar a salvar os outros, como Jesus. Nela podemos encontrar alegria verdadeira. Deus abençoa com a cruz.

João Paulo II numa das visitas ao Brasil esteve numa leprosaria. Procurou animar os leprosos: «A vossa doença é uma cruz mas não uma cega fatalidade. O sofrimento pode converter-se num princípio de graça e salvação.»

Na capela da leprosaria havia uma rosa pintada cheia de espinhos que representava o sofrimento que cresce no amor. Havia também uma imagem de Cristo mutilado de braços e de pernas, diante do qual os leprosos rezam uma antiga oração: «Cristo não tem mãos porque tem as nossas, não tem pés porque tem os nossos, para guiar e conduzir os homens ao seu caminho» (P.GOMEZ BORRERO, Juan Pablo amigo; cit. em JULIO EUGUI, Más anédotas e virtudes (Madrid 1999), nº 85).

«Se alguém quer seguir-Me negue-se a si mesmo, tome a sua cruz cada dia e siga-me (Lc 9, 23). Di-lo Cristo outra vez a nós, como que ao ouvido, intimamente: a Cruz cada dia» (S.JOSEMARIA, Cristo que passa, 58).

Que a Virgem das Dores nos ensine a estar bem unidos à cruz de Seu Filho e a sermos corredentores com Ele.