14 de junho de 2020 – 11º Domingo do Tempo Comum – Ano A

O Senhor convocou-nos para vivermos a Santa Missa. Agradeçamos este dom. Há tantos irmãos nossos que não podem cumprir este preceito por falta de sacerdotes! Roguemos ao Senhor que nos conceda os Pastores necessários para apascentar o Seu rebanho.

Terceiro milénio

O Senhor chamou os Apóstolos e eles deixaram tudo para O seguir (Evangelho).

Após a morte de Jesus para nos salvar (2ª leitura), eles partiram por todo o mundo a anunciar a Doutrina de Jesus. Outros aceitaram o convite dos Apóstolos para continuarem a Sua missão. E assim , de geração em geração, a Fé chegou até nós. Como devemos agradecer ao Senhor por pertencermos à Sua Igreja!

Nós queremos fazer parte do número dos que ouvem a Sua voz (1ª leitura). Quantos ao longo dos séculos O escutaram e Lhe consagraram a sua vida! Por isso não estamos sós. Todos os que nos precederam nos impelem a que sejamos apóstolos e missionários sem nunca nos cansarmos de anunciar Jesus Cristo ao Mundo.

Se no segundo milénio aconteceu o escândalo da divisão dos cristãos (ortodoxos, protestantes e católicos), queremos contribuir para que no terceiro milénio se concretize o milagre da unidade. E então os cristãos, todos unidos, serão uma presença tão viva no mundo que as forças das trevas jamais conseguirão destruir. Como será bom viver no mundo nesse tempo que há-de vir! Como serão felizes as gerações que nos sucederem! Confiemos inteiramente no Senhor.

O Senhor conta connosco

Trabalhemos incansavelmente pelo reino de Deus. Lutemos contra as injustiças, contra o ódio, contra a vingança, contra as causas que provocam os atentados, os crimes e a guerra.

Dêmos o nosso contributo para que a vida das pessoas seja respeitada desde a concepção até à morte natural. Acompanhemos os que vivem sós e abandonados. Ajudemos os que precisam de nós. Aos que vivem em guerra ensinemos os caminhos da paz. Aos que odeiam ofereçamos o nosso amor.

A pouco e pouco o mundo será melhor e Cristo virá ao nosso encontro chamando para a Sua Igreja todos aqueles que, como outrora os Apóstolos, entregam a vida pelo Seu reino.