13 de junho de 2020 – Festa de Santo António de Lisboa -Presbítero e Doutor da Igreja

Jesus chama a todos

Jesus veio ao mundo para nos salvar, dando a vida por nós, pregado na Cruz.

Fundou a Igreja. Chamou os Apóstolos e os Discípulos. Ao longo dos séculos continua a vir ao encontro das pessoas, propondo-lhes o Evangelho e pedindo-lhes para serem sal da terra e luz do mundo (Evangelho).

Quem cumprir os Mandamentos, cumpre a Sua vontade e é feliz porque «a Lei do Senhor é perfeita, ela reconforta a alma» (Salmo Responsorial).

Jesus viveu tudo o que ensinou. Por isso nós procuramos imitá-l’O, sendo verdadeiros e bons, ajudando quem mais precisa, acompanhando os doentes e idosos, sendo carinhosos com as crianças, respeitando a sua inocência e encaminhando-as para Jesus.

Se em todo o mundo se cumprisse a vontade do Senhor, o ódio, a violência, a guerra, a tristeza dariam lugar ao amor, à tolerância, à paz, à alegria de viver…

 

Os bons e os maus

Muitos, porém, não O seguem. Odeiam-n’O. Não O podendo perseguir directamente, perseguem-n’O nos cristãos.

Logo no início do cristianismo o sangue de inúmeros mártires levou a que os pagãos se convertessem à fé cristã.

Hoje, quando tanto se fala em liberdade religiosa, continuamos a assistir à perseguição violenta de muitos irmãos em vários países. Não reneguem a fé. Nós não os esquecemos. Rezamos por eles ao Senhor.

Mas, felizmente, há pessoas que dão tudo pelos outros, fazem apenas e só o bem, irradiam felicidade e alegria, animam as pessoas na esperança dum futuro melhor.

Desse número incontável de pessoas boas e santas faz parte o nosso glorioso Santo António.

 

Dia de Santo António

Santo António nasceu em Lisboa pelo ano de 1195 e veio a falecer em Pádua a 13 de Junho de 1231. Desde então continua a ser louvado de geração em geração (Primeira Leitura).

Com certeza que, junto do Senhor, intercede por quem em qualquer parte do mundo o invoca. Ele continua hoje a alcançar do Senhor milagres como durante a sua vida terrena.

Check Also

Igreja/Portugal: Papa nomeia novo bispo da Diocese de Beja

D. Fernando Paiva, até agora vigário-geral em Setúbal, sucede a D. João Marcos Cidade do …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.