13 de maio de 2022 – Festa de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Com muita alegria e profunda gratidão vamos celebrar a primeira Aparição de Nossa Senhora, aos três pastorinhos.

  1. A grandeza de Maria.

A grandeza de Nossa Senhora é posta em relevo no Apocalipse através de figuras e imagens que a história da salvação vem confirmar. Ela é chamada o templo de Deus (1ª Leitura).

Nossa Senhora recebeu em seu Ventre virginal, desde a Anunciação, o Filho de Deus que assim se faz homem também. Em Maria, Deus está presente no meio dos homens. Jesus torna-se nosso irmão.

Maria esteve presente em toda a vida de Jesus Cristo. O texto que acabámos de ler, fala-nos desta presença naquele momento supremo do Calvário, quando João A recebeu como Mãe.

João assume uma tarefa singular. Ao levar Maria para casa, como filho, ele representa-nos a todos. E Nossa Senhora a todos nos recebeu como filhos. As suas muitas Aparições, confirmam as suas constantes preocupações maternais.

  1. Recebeu-A em sua casa.

João, a pedido de Jesus, teve a honra de receber Nossa Senhora em sua casa em Éfeso. Honra semelhante podemos e devemos ter todos nós. Ela quer estar no lar de todos para nos ajudar a vencer as dificuldades da vida e sempre nos conduzir a Jesus.

Quantas graças de Deus, recebem, através de Nossa Senhora, aqueles lares que veneram uma sua imagem ou estampa, colocada em lugar de destaque de suas casas e diante dela rezam o Terço diariamente, como Ela, com tanta insistência, em todas as Aparições em Fátima, pediu.  Os fatos confirmam que “Família que reza unida permanecerá unida” e verá resolvidos todos os problemas familiares com muita facilidade.

Que todos, com muito carinho e devoção, recebam Nossa Senhora em suas casas, como fez pela primeira vez S. João.

 

  1. Fátima, sinal de Deus para os homens do nosso tempo.

Nossa Senhora, em Fátima, a todos dirige a “mensagem evangélica de oração e penitência” como muito bem recordou S. Paulo VI.

A mensagem de Fátima continua a ser nos nossos dias de premente atualidade. Se em 1917 o ateísmo militante era uma ameaça para a fé, o ateísmo prático de hoje, manifestado no permissivismo e relativismo moral, no indiferentismo religioso e no pouco interesse pela prática da fé, torna a mensagem de Fátima um permanente sinal de alerta do céu para a Igreja e para todo o mundo contemporâneo.

“Não ofendam mais a Deus Nosso Senhor, que já está tão ofendido”, nos pede com carinho de Mãe, Nossa Senhora em Fátima. A todos lembra as verdades eternas do Céu, do inferno e o valor da oração diante de Deus, pela conversão doe pecadores.

“Vão muitas almas para o inferno, por não haver quem se sacrifique e peça por elas”, continua a dizer-nos Nossa Senhora.

Vamos levar muito a sério tão insistentes e maternos apelos da nossa querida Mãe do Céu. Aproveitemos todas as oportunidades para divulgar esta tão terna, atual e maternal mensagem de Fátima. Vamos todos consagrarmo-nos ao Coração Imaculado de Maria, como Ela nos recomendou. Façamos as devoções dos Primeiros Sábados, como Nossa Senhora nos propôs. A melhor opção que poderemos tomar na vida será a de nos entregarmos totalmente a Ela, como fez S. João Paulo II. “Sou Todo Teu”, era o lema e programa de vida deste grande Papa.

O atentado e a feliz resistência ao mesmo em S. João Paulo II, verificado em 13 de Maio de 1981, é mais um vibrante apelo à seriedade que todos devemos prestar à importantíssima mensagem de Nossa Senhora em Fátima.

Pergunta semelhante devemos também nós, fazer, neste momento.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.