10 de outubro de 2021 -28º Domingo do Tempo Comum – Ano B

A figura que hoje nos aparece no Evangelho é uma personalidade interessante: É jovem, rico e cumpre corretamente a Lei. Mas não se sente satisfeito. Deseja fazer mais, ir mais além. No entanto quando o Senhor vai ao encontro do seu desejo e lhe diz: “Deixa tudo e segue-me”, ele não tem coragem de abandonar o conforto e a segurança que lhe dá a sua fortuna e segue por outro caminho.

Qual de nós não se reconhece na figura deste homem?

Também nós muitas vezes nos sentimos insatisfeitos com a rotina das nossas vidas e sentimos o desejo de dar mais, de voar mais alto.

Se ouvimos a voz do Senhor, sentimo-nos atraídos por ela. Mas temos medo de arriscar. Temos demasiado apego ao nosso conforto, à nossa segurança.

“É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no Reino de Deus”.

Não porque a riqueza seja um sinal em si, pelo contrário, é até um bem quando concorre para o desenvolvimento, cria postos de trabalho, é enfim posta ao serviço da comunidade. Mas quando as pessoas têm demasiado apego ao seu dinheiro e este se torna para elas uma obsessão, de tal maneira que se esquecem totalmente de Deus e dos irmãos, então não conseguirão passar pela porta estreita que conduz ao Reino de Deus, para o qual foram criados.

E não se pense que são só os poderosos, os possuidores de grandes fortunas, que têm este amor exagerado ao dinheiro. Todos nós temos uma certa tendência a pensar que a finalidade da vida é conseguir a estabilidade financeira. Se temos uma boa conta bancária, uma bela casa, um carro de marca, sentimo-nos seguros. Pensamos que já não precisamos dos outros, nem talvez de Deus. E quando não atingimos ainda esse nível económico, trabalhamos afincadamente para o conseguir, de tal maneira que não nos restam tempo nem forças para Deus e para os outros.

Mas no meio dessas preocupações materiais, talvez um dia sintamos a inquietação do jovem rico, e nos lembremos de perguntar: “Senhor que mais hei-de fazer para ter a vida eterna?”

Com certeza o Senhor nos há-de convidar a pôr n’Ele a nossa confiança e não no dinheiro.

“Procura primeiro o Reino de Deus e o resto te será dado por acréscimo” é-nos dito noutro passo do Evangelho.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.