SER SALVO POR CRISTO E EM CRISTO

O Homem deve todo o seu ser a Deus. Sem Deus, não há explicação para o homem!

Mas este, deixado a si mesmo, é limitado e débil. Dispõe de inteligência e liberdade porque Deus o fez à imagem e semelhança de si mesmo.

Pode usar as faculdades de que dispõe para o bem e para o mal. Quando as usa para o bem torna-se mais homem e aproxima-se de Deus; quando as usa para o mal, degrada-se e afasta-se de Deus. E, uma vez desviado de Deus, só Deus o pode chamar a si, porque o homem que realizou o mal, não tem capacidade de desfazer o mal realizado.

A este desvio de Deus, chama-se pecado. Pecar é da responsabilidade humana, é um mau uso da nossa liberdade. Desfazer o pecado, destruí-lo e retomar a vida, como se o pecado não tivesse existido, só Deus o pode fazer, é dom do amor salvador de Deus que requer da nossa parte o arrependimento e a abertura do coração para acolher o amor purificador de Deus derramado em nossos corações.

Mas Deus salva-nos em Jesus Cristo.

Ao fazer-se homem, assumindo a natureza humana que é a natureza do pecado, o Filho de Deus uniu a si essa natureza; e ao tocar nela libertou-a do pecado. A partir de Jesus, a natureza humana foi salva nele e por Ele. Temos, portanto, toda a possibilidade de nos reencontrarmos com o amor de Deus, apesar do nosso pecado, em Cristo, por Cristo e com Cristo.

Nele, Deus oferece-nos a salvação; pela nossa identidade com Ele seremos salvos.

Pela sua natureza divina de Filho de Deus, Ele pode salvar-nos; pela sua natureza humana, de membro da nossa raça, Ele arrasta consigo a nossa carne de pecado para libertá-la do pecado. Nele somos salvos.

 

Autor

D. Manuel Madureira Dias

Bispo Emérito do Algarve

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.