Portugal: «O Meu Papa» chega às bancas esta sexta-feira com 100 mil exemplares

Edição semanal vai divulgar fotos e mensagens de Francisco

Lisboa, 30 mar 2017 (Ecclesia) – A revista semanal ‘O meu Papa’ vai chegar às bancas portuguesas esta sexta-feira com uma edição de 100 mil exemplares com mensagens e fotos do dia-a-dia de Francisco, entre outras curiosidade e seções internacionais e nacionais.

“A revista é uma oportunidade para que as pessoas fiquem a saber o que realmente o Papa pensa, o que ele disse”, afirmou esta manhã o padre Edgar Clara, na apresentação da nova publicação, em Lisboa.

O sacerdote, que é consultor editorial de ‘O meu Papa’, destacou que não existe a “intenção de proselitismo” mas transmitir o que é “fundamental na luta” de Francisco, para que “todas as pessoas” se sintam “dentro de uma realidade, uma sociedade inclusiva”.

A revista de 64 páginas “poderá curar muitas pessoas, reconciliar” ajudando a viverem bem consigo próprias e a “ter paz no coração”.

Segundo o consultor editorial todos os “setores da sociedade” tiveram um “ataque de paixão” pelo pontífice argentino que tem, por exemplo, a novidade de “todos dos dias” se poder ler uma homilia sua.

“Às vezes ficamos limitados com o que aparece na televisão ou nos jornais de forma generalista e a revista tem a vantagem de não ser generalista. Tem objetivo claro que é o que o Papa fez e disse”; assinalou o padre Edgar Clara.

Já a diretora da revista sublinhou que vão mostrar o que Francisco “faz e diz” e procuram que o Papa se torne “ainda mais próximo de todos”.

Clara Raimundo explicou que as primeiras 30 páginas vão ser “sempre dedicadas” ao que foi a semana anterior do pontífice argentino e que a edição portuguesa “não é uma cópia da italiana”, uma vez que vai ter conteúdos criados localmente, sendo os mais óbvios a visita do Papa ao Santuário de Fátima.

O presidente do Conselho de Administração da Editora Goody disse aos jornalistas que pretendem “aumentar a publicação” a 12 e 13 de maio, o também “aumento de cadernos”, e com a distribuição estão a “avaliar a exposição extraordinária e mais disponibilidade em Fátima”.

António Nunes assinalou que gostariam de entregar a revista ao Papa na Cova da Iria e referiu que a origem da publicação está na “singularidade única, impar” de Francisco mas está previsto que a edição “seja intemporal” desde que exista interesse das pessoas.

“Atrevo-me a dizer que estamos a fazer história. Nunca uma publicação de periodicidade semanal sobre uma figura de um líder mundial no domínio espiritual esteve presente no mercado português”, destacou sobre o projeto pensado ao longo dos últimos 18 meses.

A diretora de ‘O meu Papa’ adiantou também que já têm confirmada uma reportagem com o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente: “Mostraremos como, à semelhança de Francisco, é um pastor que gosta de estar próximo dos fiéis”.

A revista vai ter artigos com curiosidades e na primeira edição pode-se conhecer de Francisco, “a pintura preferida, filmes, pratos favoritos, como são feitas as suas roupas, a casa”, entre outros.

Em cada semana vão divulgar também uma paróquia nacional e uma instituição de solidariedade social, os santos da semana, cartas dos leitores, culinária, palavras cruzadas temáticas e a presença do Papa nas redes sociais, entre outras seções.

Clara Raimundo afirma que a edição é para “todos” porque o Papa é “uma personalidade transversal, existe coerência entre as palavras e os gestos e torna-se credível aos olhos de todos, não apenas dos católicos”.

A revista ‘O Meu Papa’ em Portugal vai ser editado pela Goody e surge da publicação italiana ‘Il Mio Papa’ criada em 2014 pelo grupo editorial Mondadori.

CB/OC

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.