Algarve: Diocese vai viver ano pastoral mariano tendo família como prioridade

D. Manuel Quintas aponta objetivos para 2016-2017

Faro, 21 jul 2016 (Ecclesia) – O bispo do Algarve explicou que a diocese vai viver o último ano do quinquénio inspirado tendo presente a celebração do Centenário das Aparições em Fátima e a Pastoral Familiar, onde existem “diversas propostas”.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, D. Manuel Quintas disse que 2016-2017 vai ser um Ano Pastoral mariano, tendo como tema ‘Chamados com Maria a ser testemunhos do Evangelho da alegria e do amor’.

Segundo o prelado, depois do relevo dado à primeira Exortação do Papa – ‘Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho)’ – agora quer-se destacar a Exortação pós-Sinodal ‘Amoris Laetitia (Alegria do Amor)’, com uma “incidência muito grande na pastoral familiar”.

O bispo do Algarve adiantou que ao longo do próximo ano se vão dar “muitos passos”, a nível paroquial e diocesano, na pastoral familiar com diversas propostas, “criando espaços” próprios, e, sobretudo, procurando “envolver o maior número de famílias” para que “todos se sintam incluídos e integrados”.

“Que, de facto, a Igreja seja uma casa para muitos e uma mãe para todos”, acrescentou D. Manuel Quintas, destacando que na dimensão da maternidade “ninguém deve ficar excluído”.

A par da dimensão familiar, no novo ano pastoral a Diocese do Algarve vai também continuar a privilegiar “a formação, a preparação dos leigos a diversos níveis pastorais”; o bispo local destaca o segundo ano do Curso de Teologia, cuja primeira edição deixou os seus responsáveis “agradavelmente surpreendidos” pela adesão.

“Apostar na formação dos leigos é apostar na qualidade da nossa fé, do nosso testemunho e sobretudo na corresponsabilidade que todos devemos ter em relação à Igreja. Todos os batizados devemos ser corresponsáveis na missão da Igreja e também na programação, não apenas executar aquilo que alguns programam mas envolver-se”, desenvolveu o bispo do Algarve.

A pastoral vocacional é um setor onde, segundo D. Manuel Quintas, os responsáveis diocesanos não querem “esmorecer”, tendo como objetivo envolver “ainda mais as paróquias”.

“Felizmente temos tido ordenações todos os anos”, comenta o prelado adiantando que em 2017 prevê ordenar um diácono.

O ano pastoral mariano que a Igreja Católica no Algarve vai começar a viver é o último de um quinquénio sob o lema ‘Ide e anunciai o Evangelho’.

PR/CB

Fonte: www.ecclesia.pt