9 de julho de 2017 – 14º Domingo do Tempo Comum – Ano A

A proposta da liturgia deste domingo diz-nos que só há um Messias, e Ele é pobre, manso e pacífico (I leitura). Ele confunde os planos das chefias, que O rejeitam. Os pobres, contudo, encontram n’Ele esperança, descanso e vida (Evangelho). O messianismo de Jesus continua hoje na proposta dos que O conhecem e O seguem fielmente animados e possuídos pelo Espírito d’Aquele que O ressuscitou dos mortos. Eles não vêem o mundo e a história como se fossem dominados pelo fatalismo; pelo contrário, vivendo a vida no Espírito, optam por um mundo novo e transformado, onde a vida se manifesta com todo o vigor (II leitura).
A Paz, fruto do Espírito Santo
Cantávamos com o salmista: Louvarei para sempre o vosso nome, Senhor! Louvamos a Deus, na Eucaristia, pela sua bondade, pelo seu carinho em favor de todos os seus filhos. A Paz é um dos seus dons mais preciosos! O Rei Messias há-de anunciar a Paz a todas as nações, líamos na primeira leitura. O profeta Zacarias diz-nos que o Messias há-de instaurar entre os homens a paz, a justiça! Imaginemo-nos entre os habitantes da cidade santa, recebendo o Príncipe da Paz, aclamando-O com brados de júbilo! Sintamos a alegria de sermos os novos cidadãos da nova Jerusalém, a Igreja dispersa entre todos os povos e nações! «O Senhor fará correr para nós, rios de paz! O Senhor fará correr para Jerusalém a paz como um rio!» Bem precisamos dessa abundância! A humanidade bem precisa desse dom divino.
Vinde a mim!
«Vinde a mim todos vós que andais fatigados, cansados, oprimidos!»
Nestas palavras de Jesus vemos a solicitude do Pai celeste para connosco. O salmista, falando de Deus, dizia que a sua bondade se manifesta em todas as suas ações: Ele ampara os que vacilam, sustenta os que estão prestes a cair. Deus é clemente, compassivo, rico de misericórdia para com todos! Deus é carinhoso para com todos! Já pensámos alguma vez nesta ternura de Deus? Há tantas pessoas carentes! Dizem que não têm carinho de ninguém. Sintamos a consolação da ternura de Deus, inundando o nosso coração! Ele quer que todos os simples e pequeninos sintam a sua salvação!
Jesus tem um coração compassivo, veio para tomar sobre seus ombros as nossas fraquezas, as nossa enfermidades. Ele convida-nos a entrar no morada do seu compassivo coração, fazendo a experiência do seu jugo de amor, da sua palavra que liberta e nos dá alívio, conforto e suavidade.
Sentimo-nos cansados, fatigados, sobrecarregados? Aproxime-nos de Jesus e Ele nos aliviará!
Sentimo-nos pesados, orgulhosos? Escutemos o que Ele nos diz: Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração!

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.